Entrevista com a Presidente do Sinesp

Publicado por Conteudoescola - entrevistada por Sergio Ruy David em 20/04/2011 às 17h35
O SINESP – Sindicato dos Especialistas de Educação do Município de São Paulo - e o Conteúdoescola acabam de firmar parceria visando trabalho em cojunto em prol do interesse dos educadores em geral e dos associados do Sindicato, em particular (veja o "editorial"). Na presente entrevista, a Presidente do SINESP, Maria Benedita de Castro de Andrade (Benê), fala a respeito do Sindicato e suas atividades.

Conteudoescola: Fale um pouco sobre o SINESP.

 

Benê: O SINESP foi fundado em 1992 por Especialistas de Educação da RME ( Rede Municipal de Educação, Prefeitura de SP.), que buscavam espaço para discutir suas questões específicas sem, contudo, deixar de lado as que atingem todo o funcionalismo e a união na luta pelos destinos da Educação e dos Educadores em geral. O resultado foi a construção de um Sindicato forte, que participa ativamente de todas as lutas salariais, promove fóruns de debate e formação e zela pela vida com qualidade de seus afiliados.

 

Conteudoescola: Qual a clientela-alvo da atuação do SINESP?

 

Benê: Nosso sindicato é voltado para o especialista de educação, o profissional que atua na linha de frente das escolas municipais, como, Coordenadores, Assistentes de Diretor, Diretores e Supervisores. O SINESP é um sindicato em sintonia com a categoria que ele representa, criado para defender a unidade dos trabalhadores, incentivar o aprimoramento intelectual e profissional dos mesmos.

 

Conteudoescola: O que o Sindicato tem significado na vida do educador?

 

Benê: O SINESP tem um papel muito importante para os especialistas de Educação. Tem como primeiro objetivo dar unidade, força e organização aos trabalhadores em educação para conseguir que a administração pública cumpra o seu papel. Também acompanha de perto a política educacional, sempre tendo em vista defender a pluralidade de idéias e a democracia nas discussões políticas educacionais, e combatendo toda propaganda enganosa emanada da Administração Municipal. É um elemento motivador de mudanças, mas levando em conta que essas mudanças têm que se dar dentro da Escola e a partir dela.

 

Conteudoescola: Como se dá a participação dos associados no SINESP?

 

Benê: O SINESP possui instancias democráticas de deliberação:
RELTs : Representantes (sindicais) Eleitos em seus Locais de Trabalho;
CREP: Conselho de Representantes, formado por filiados de cada região, membros da diretoria e representantes dos aposentados;
Assembléias;
Congressos anuais.
Essa estrutura possibilita representatividade e participação da categoria no debate das questões profissionais, das boas condições de trabalho, da valorização do educador e do direito do aluno à aprendizagem de qualidade na Escola Pública.

 

Conteudoescola: Quais as prioridades de trabalho do Sindicato para 2004?

 

Benê: Nós estamos em campanha salarial em busca de melhores condições de trabalho e salário digno para os profissionais de Educação; isto porque essas condições são determinantes para uma boa qualidade de ensino e você não consegue essa boa qualidade se os profissionais de Educação não estiverem sendo valorizados, se não tiverem uma boa formação e uma razoável qualidade de vida.
Em muitas unidades educacionais da Prefeitura de São Paulo a falta de professores e de pessoal da limpeza são os grandes problemas que requer da Administração Municipal solução urgente. 
Dentre as prioridades ainda para 2004 nós estamos trabalhando no sentido de fortalecer nossa categoria através de informações compartilhadas, valorização e aumento da auto estima do profissional de Educação junto ao Poder Público e a sociedade em geral.

 

Conteudoescola: Quais são as principais formas de atuação do SINESP?

 

Benê: Por meio de eventos promovidos e patrocinados pelo SINESP, temos: seminários, encontros de aposentados, confraternizações, fóruns de formação sindical e educacional, oficinas, jornadas pedagógicas, cursos, excursões, formação de convênios com instituições de ensino, com profissionais da saúde, hotéis, participação em seminários, fóruns mundiais, e assim por diante.

 

Conteudoescola: como você vê a parceria entre o SINESP e o Site Conteudoescola?

 

Benê: Com muita satisfação, já que a internet é uma realidade cada vez mais presente como veículo de informação e formação; nesse sentido, aproximar nossos associados das novas tecnologias de informação e educação é mais um passo na direção de sua inclusão social e profissional.

 


o-o-o-o-o

 

Categoria: Entrevistas

voltar para Artigos

show fwR center tsY|tsN uppercase fwB fsI center|show fwB uppercase fsI left|bnull|||news fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fwR fsN sbss c15sw sbse|b01 c05 bsd|login news sbse c10sw fsN|tsN normalcase fwR fsI c15 b01 bsd|signup c05|content-inner||