Glossário (Secretaria)

Publicado por Conteudoescola - autor equipe Conteudoescola em 23/07/2004 às 09h53
Glossário de termos do item 'Secretaria da Escola'.

 

1. ENTIDADE MANTENEDORA

É assim denominada a empresa ou organização, dotada de Contrato Social (empresa) ou Estatuto (Organização não Governamental ou Fundação) devidamente registrado em Cartório de Registro Civil ou na Junta Comercial do Estado, cadastrada na Prefeitura da cidade onde está instalada e na Receita Federal (Imposto de Renda) e que, para efeitos legais, mantém financeiramente e fornece a estrutura administrativa para um estabelecimento educacional de qualquer nível, da Educação Infantil ao Curso Superior.

2. LIVROS E DOCUMENTOS

Material administrativo, contábil e pedagógico disponível na Escola, para registro e controle de atividades educacionais. Ex.:

- livro de matrícula, livro de ocorrências;
- livro de advertência;
- livro de reuniões pedagógicas;
- livro de termo de visita;
- diário de classe;
- lista-piloto;
- requerimentos;
- prontuários;
- fichas de avaliação e observação;
- livros de atas de reuniões (Conselho de Escola, APM);
- boletins escolares;
- prontuários de alunos e professores;
- tarjetas com notas e faltas.

3. PRONTUÁRIOS

Ficha dos alunos e fichas de professores do estabelecimento escolar, onde são registrados os dados significativos da pessoa: nome, filiação, formação, nº de documentos, endereço e registro de vida escolar (estudantes) ou vida profissional (professores).

4. FICHAS DE AVALIAÇÃO

Ficha onde são registradas as avaliações de desempenho de alunos. Também podem ser utilizados "portfólios", pasta onde são registradas as observações feitas dos alunos, de caráter qualitativo, além do arquivamento de suas produções escolares.

5. FICHAS DE DESENVOLVIMENTO

Ficha de observação de alunos, onde são registrados os momentos significativos de seu desenvolvimento (principalmente na Educação Infantil). Assim, são registradas as datas em que o aluno começou a andar, a falar, a realizar determinadas operações, etc.

6. REGIMENTO ESCOLAR

Documento legal onde constam o nome do estabelecimento escolar, sua entidade mantenedora, identificação (cadastro na Prefeitura e no CNPJ do Ministério da Fazenda), endereço e localização, objeto de atividade, objetivos gerais e específicos da Escola, critérios de admissão, avaliação, promoção e reprovação, obrigações, direitos e deveres de todos os colaboradores da Escola (Direção, Secretaria, Professores, Alunos e Pessoal Administrativo em geral) normas e regras de procedimento e conduta.O Regimento Escolar deve ser encaminhado à
Instituição supervisora de ensino (da Prefeitura ou do Estado) para apreciação e homologação, havendo a obrigatoriedade de seguir-se um roteiro oficial para a sua elaboração.

7. PLANEJAMENTO DA ESCOLA

Atividades e procedimentos que visam nortear os trabalhos pedagógico e administrativo da Escola, de modo a que seus objetivos educacionais sejam alcançados de modo adequado e efetivo. Fazem parte do planejamento os seguintes documentos básicos: Proposta Pedagógica, onde se estabelece o projeto educacional-pedagógico; e o Plano Escolar (também denominado Projeto Escolar, Plano de Gestão ou Plano Político Pedagógico de Gestão Escolar) onde são documentados os dados da Escola e da Entidade Mantenedora, seus dirigentes, um perfil da comunidade, perfil da clientela, objetivos gerais e específicos da Escola, modalidades de ensino, grade curricular, projetos e outras informações pertinentes (vide, no site, o ítem "Gestão Escolar" para informações mais detalhadas).

8. LIVRO DE OCORRÊNCIAS DIÁRIAS

Livro onde são registradas ocorrências do dia-a-dia da Escola e que mereçam registro, tais como - um roubo, falta de energia elétrica num período, falta de água, problemas com banheiros ou salas de aula, brigas de alunos, solicitações de pais, etc. também são registradas ocorrências com alunos e as punições impostas, conforme previsto


9. NOTIFICAÇÕES A PAIS

Avisos e relatos enviados aos pais (a comunicação entre professores (Escola) e Pais (famílias), registrados no Diário do aluno (se houver). Na sua falta, são feitos memorandos aos pais ou responsáveis.

10. COMPUTADOR (cpu)

Equipamento de processamento de dados (informática), também chamado, popularmente, de "micro" ou "PC", destinado atividades de controle administrativo, pedagógico, contábil, elaboração de textos e planilhas, armazenamento de informações e impressões de documentos.
É composto por uma unidade central de processamento (CPU), equipamentos periféricos de entrada de dados (teclado, mouse, câmara de vídeo, microfone, "scanner", linha telefônica, leitor de CD-ROM, DVD e disquetes)) e equipamentos periféricos de saída de dados (monitor, impressora de textos, alto-falantes, CDs, disquetes e DVDs, linha telefônica).
Quanto conectado a uma linha telefônica, o computador serve de meio de acesso à Internet, recebendo e enviando informações.

11. FAX-SÍMILE

Documento elaborado através de aparelho telefônico que imprime textos enviados à distância; denominação do aparelho que envia documentos em fax-símile.
Categoria: Secretaria

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