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TEMAS PARA UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO.
PUBLICADO POR CONTEUDOESCOLA - AUTORIA EQUIPE CONTEUDOESCOLA EM 09/08/2004 ÀS 09H45
RESENHA DO LIVRO DE GANDIN, DANILO E GANDIN, LUÍS ARMANDO. (GANDIN, DANILO E GANDIN, LUÍS ARMANDO – TEMAS PARA UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO – EDITORA VOZES: PETRÓPOLIS RJ, 2003)
GANDIN, DANILO E GANDIN, LUÍS ARMANDO – TEMAS PARA UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO – EDITORA VOZES: PETRÓPOLIS (RJ), 2003
OS INSTRUMENTOS PARA TRANSFORMAR IDÉIAS EM AÇÕES, UTILIZADOS PELAS ESCOLAS, SEMPRE TIVERAM, NA VISÃO DOS AUTORES, UM ENFOQUE LEGAL E, MUITAS VEZES, LEGALISTA. SÃO AS LEIS, PARECERES, RESOLUÇÕES DE CONSELHOS DE EDUCAÇÃO, REGIMENTOS ESCOLARES QUE DEFINEM (E RESTRINGEM) O TRABALHO PEDAGÓGICO.
AGORA, EMBORA A PRÁTICA CONTINUE A MESMA, PELA PRIMEIRA VEZ, DE FORMA DIRETA E NÃO GENÉRICA, A LEGISLAÇÃO (A LDB 9.394/96) MANDA QUE USE UMA FERRAMENTA CONSTRUÍDA PELA TEORIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS: FALA EM "PROPOSTA PEDAGÓGICA", PERMITINDO QUE ENTENDAMOS A NECESSIDADE DE TERMOS, EM CADA INSTITUIÇÃO OU GRUPO, UM "PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO".
NISTO RESIDE A RAZÃO DESTE LIVRO: EVITAR QUE O LEGALISMO SE SOBREPONHA ÀS INICIATIVAS LEGÍTIMAS DE UM TRABALHO ESCOLAR VOLTADO PARA OS OBJETIVOS E METAS E CONTRIBUIR PARA QUE PROFESSORES E PESSOAS DAS ESCOLAS APROVEITEM ESSA OPORTUNIDADE EM FAVOR DE UMA ESCOLA MAIS DEMOCRÁTICA NO SEU FAZER DIÁRIO.
OS AUTORES PRETENDEM OFERECER UMA DISCUSSÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA COMO POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO DA IDENTIDADE DA ESCOLA E DE TODOS QUANTOS DELA PARTICIPAM, APRESENTANDO QUESTÕES METODOLÓGICAS E DE CONTEÚDO A ELE PERTINENTES.
A PRIMEIRA PARTE (O MOINHO) REPRESENTA OS ENFOQUES METODOLÓGICOS – O PLANEJAMENTO, INCLUÍDA AQUI A ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA. A SEGUNDA PARTE (O GRÃO) APRESENTA O CONJUNTO DE IDÉIAS, PAIXÕES, EMOÇÕES QUE UM GRUPO TEM QUE MANEJAR PARA OBTER ALGUM RESULTADO.
O SUMÁRIO COMPREENDE OS SEGUINTES ITENS:
APRESENTAÇÃO
PARTE I – O MOINHO
1.A "PROPOSTA PEDAGÓGICA" E OUTRAS FERRAMENTAS
2."PROPOSTA PEDAGÓGICA" E PROCESSO DE PLANEJAMENTO
3.MODELO BÁSICO NO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
4.NECESSIDADE E URGÊNCIA DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
5.GERENCIAMENTO DE QUALIDADE TOTAL, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
6.DIAGNÓSTICO, ATUAL CHAVE NO PLANEJAMENTO
7.PARTICIPAÇÃO
PARTE II – O GRÃO
1.PARA ONDE A ESCOLA ESTÁ SENDO LEVADA
2.QUALIDADE TOTAL EM EDUCAÇÃO: A FALA MANSA DO NEOLIBERALISMO
3.CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E VISÃO DE MUNDO
4.EDUCAÇÃO LIBERTADORA: REDISCUTINDO O "ÓBVIO"
5.ALGUNS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA
6.ALGUMAS CONSEQÜÊNCIAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA – SAÍDAS JÁ POSSÍVEIS NA ESCOLA HOJE
7.A DIALÉTICA IDENTIFICAÇÃO/LIBERTAÇÃO
8.O PROFESSORADO COMO PROFISSÃO: QUE ESPAÇO É ESSE?
9.QUEM "ENSINA" TAMBÉM ESTUDA? – NOTAS SOBRE O ESTUDO DOS PROFESSORES
10.CONTEÚDO PREESTABELECIDO, EM CÂNCER CALADO E DEVASTADOR
11.E O VESTIBULAR? ESTE CRIME TEM SAÍDA?
12.REFLEXÕES EM TORNO DO USO DE COMPUTADORES EM EDUCAÇÃO
13.MAIS ALGUMAS IDÉIAS SOBRE AVALIAÇÃO NA ESCOLA.