TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO – OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO.

PUBLICADO POR CONTEÚDOESCOLA EM 22/07/2004 ÀS 09H56

DOWBOR, LADISLAU
EDITORA VOZES: PETRÓPOLIS, RJ, 2001
 

O AUTOR EXAMINA DE MANEIRA ORGANIZADA OS DIVERSOS IMPACTOS QUE AS NOVAS TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO TÊM SOBRE O UNIVERSO DA EDUCAÇÃO.

O CONHECIMENTO HOJE, NO MUNDO, DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL. ASSIM, O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TORNA-SE MUITO MAIS CENTRAL E O EDUCADOR, QUE LIDA COM O CONHECIMENTO, ADQUIRE UMA IMPORTÂNCIA RENOVADA.

AS TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO, VISTAS COMO ELEMENTO TRANSFORMADOR, DESLOCAM AS FORMAS DO ALUNO ACESSAR E ORGANIZAR O SEU UNIVERSO DE INFORMAÇÃO.

ESPAÇOS DIVERSIFICADOS DE CONHECIMENTO – A TELEVISÃO, A INTERNET, OS VÍDEOS, A IMPRENSA, A PRÓPRIA PUBLICIDADE – PASSAM A DISPUTAR A ATENÇÃO DO ALUNO, FREQÜENTEMENTE DESORIENTADO FRENTE AO CAOS INFORMATIVO GERADO.

O DESAFIO PEDAGÓGICO, PORTANTO, É AJUDAR O ALUNO A ORGANIZAR UM UNIVERSO MUITO MAIS INTENSIVO EM CONHECIMENTOS DESARTICULADOS.

A TAREFA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA SE ALTERA - DE UMA FUNÇÃO DE TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES - PARA UMA FUNÇÃO EM QUE O PROFESSOR PASSA A ORDENAR UMA SOBRECARGA DE INFORMAÇÕES DISPERSAS.

ISSO É UM DESAFIO NÃO SÓ PARA O PROFESSOR, MAS PARA O ALUNO, PARA A ESCOLA, PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM GERAL.

O LIVRO MOSTRA OS PRINCIPAIS EIXOS DE TRANSFORMAÇÃO QUE AS TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO HOJE PROVOCAM.

 

A EDUCAÇÃO JÁ NÃO PODE FUNCIONAR SEM SE ARTICULAR COM DINÂMICAS MAIS AMPLAS QUE EXTRAPOLAM A SALA DE AULA.

MAS AS TECNOLOGIAS SEM A EDUCAÇÃO, CONHECIMENTOS E SABEDORIA QUE PERMITAM ORGANIZAR O SEU REAL APROVEITAMENTO, LEVAM-NOS APENAS A FAZER MAIS RÁPIDO E EM MAIOR ESCALA OS MESMOS ERROS.

ANTES, ACHÁVAMOS QUE O ESSENCIAL PARA DESENVOLVER O PAÍS SERIA CRIAR FÁBRICAS E BANCOS.

HOJE, CONSTATAMOS QUE SEM OS CONHECIMENTOS E A ORGANIZAÇÃO SOCIAL CORRESPONDENTE, CONSTRUIREMOS UMA MODERNIDADE COM PÉS DE BARRO, UM LUXO DE FACHADA QUE JÁ NÃO ENGANA NINGUÉM.

EM LINGUAGEM SIMPLES, O AUTOR DESENVOLVE SEU PENSAMENTO EM 10 CAPÍTULOS:

1.DA EDUCAÇÃO À GESTÃO DO CONHECIMENTO
2.UM MUNDO INTENSIVO EM CONHECIMENTO
3.O SALTO TECNOLÓGICO DA INFORMÁTICA E DA COMUNICAÇÃO
4.O DESLOCAMENTO DOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO 
5.A EDUCAÇÃO ARTICULADORA DOS ESPAÇOS DO CONHECIMENTO
6.TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS ORGANIZACIONAIS
7.TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO E DESAFIOS INSTITUCIONAIS
8.COMUNICAÇÃO, ESCOLA E COMUNIDADE
9.COMUNICAÇÃO E PODER: OS NOVOS DESAFIOS
10.O POTENCIAL DA DEMOCRATIZAÇÃO