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MODELO DE PROPOSTA PEDAGÓGICA - ENSINO FUNDAMENTAL
PUBLICADO POR CONTEUDOESCOLA - AUTOR FRANCISCO VALENTE EM 21/07/2004 ÀS 09H45
COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE ( FICTÍCIO )
PROPOSTA PEDAGÓGICA
(MODELO -ENSINO FUNDAMENTAL)
A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE LEVA EM CONTA A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB 9.394/96, A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, O DISPOSTO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN E DELIBERAÇÃO NO. 01/99 DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
A METODOLOGIA DE ENSINO DO INSTITUTO EDUCACIONAL JULIA MELO, ESTÁ BASEADA NA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA, OU SEJA, O OBJETIVO É LEVAR A CRIANÇA A EXPLORAR E DESCOBRIR TODAS AS POSSIBILIDADES DO SEU CORPO, DOS OBJETIVOS, DAS RELAÇÕES, DO ESPAÇO E ATRAVÉS DISSO, DESENVOLVER A SUA CAPACIDADE DE OBSERVAR, DESCOBRIR E PENSAR. AS ATIVIDADES SÃO PROGRAMADAS À INSERIR O CONTEÚDO A SER TRABALHADO DENTRO DO OBJETIVO A SER ALCANÇADO PELA ESCOLA.
O COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE ADOTA A METODOLOGIA PEDAGÓGICA SÓCIO-CONSTRUTIVISTA PARA O TRABALHO COM OS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL.
NO ENSINO FUNDAMENTAL, A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA PRIVILEGIA O ENSINO ENQUANTO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, O DESENVOLVIMENTO PLENO DAS POTENCIALIDADES DO ALUNO E SUA INSERÇÃO NO AMBIENTE SOCIAL UTILIZANDO, PARA ISSO, OS CONTEÚDOS CURRICULARES DA BASE NACIONAL COMUM E OS TEMAS TRANSVERSAIS, TRABALHADOS EM SUA CONTEXTUALIZAÇÃO.
ENSINO FUNDAMENTAL
O ENSINO FUNDAMENTAL DEVE ESTAR COMPROMETIDO COM A DEMOCRACIA E A CIDADANIA. NESSE SENTIDO, BASEADOS NO TEXTO DA CONSTITUIÇÃO DE 88, OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCNS ORIENTAM A ESCOLA QUANTO AOS PRINCÍPIOS GERAIS QUE VISAM À CONSECUÇÃO DAS SEGUINTES METAS:
- RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS E EXCLUSÃO DE QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO, NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, PÚBLICAS E PRIVADAS;
- IGUALDADE DE DIREITOS, DE FORMA A GARANTIR A EQUIDADE EM TODOS OS NÍVEIS;
- PARTICIPAÇÃO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL À DEMOCRACIA;
- CO-RESPONSABILIDDE PELA VIDA SOCIAL COMO COMPROMISSO INDIVIDUAL E COLETIVO.
A LDB 9.394/96 TEM NA CIDADANIA SEU EIXO ORIENTADOR E SE COMPROMETE COM VALORES E CONHECIMENTOS QUE VIABILIZAM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DO ALUNO NA VIDA SOCIAL; EM FUNÇÃO DISSO, SÃO 3 NOSSAS DIRETRIZES DE ENSINO:
- POSICIONAMENTO EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES SOCIAIS E VISÃO DA TAREFA EDUCATIVA COMO INTERVENÇÃO INTENCIONAL NO PRESENTE;
- TRATAMENTO DE VALORES COMO CONCEITOS REAIS, INSERIDOS NO CONTEXTO DO COTIDIANO;
- INCLUSÃO DESSAS PERSPECTIVAS NO ENSINO DOS DIVERSOS CONTEÚDOS ESCOLARES.
A INCLUSÃO DE TEMAS SÓCIO-CULTURAIS NO CURRÍCULO TRANSCENDE O ÂMBITO DAS DIVERSAS DISCIPLINAS E CORRESPONDE AOS TEMAS TRANSVERSAIS, PRECONIZADOS PELOS PCNS PRA O ENSINO FUNDAMENTAL E QUE SE CARACTERIZAM POR:
- URGÊNCIA SOCIAL;
- ABRANGÊNCIA NACIONAL;
- POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL;
- FAVORECIMENTO NA COMPREENSÃO DA REALIDADE SOCIAL.
NA FORMA DE:
- ÉTICA;
- DIVERSIDADE CULTURAL;
- MEIO-AMBIENTE;
- SAÚDE;
- ORIENTAÇÃO SEXUAL;
- TRABALHO E CONSUMO;
- TEMAS LOCAIS,
SERÃO AGREGADOS, SEMPRE QUE POSSÍVEL, A TEMÁTICAS QUE EVIDENCIEM OS CONTEXTOS DA COMUNIDADE ONDE ESCOLA ESTÁ INSERIDA.
OBJETIVOS GERAIS PARA O ALUNO
- DOMÍNIO DE CORPO DE CONHECIMENTOS ACADÊMICOS;
- AQUISIÇÃO DE HABILIDADES PARA A VIDA DE TRABALHO;
- AQUISIÇÃO DE CAPACIDADE DE TOMAR DECISÕES E POSIÇÕES, A PARTIR DE ANÁLISES;
- AQUISIÇÃO DE HABILIDADES DE SÍNTESE E APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS;
- COMPREENSÃO E USO DE TECNOLOGIAS;
- FORMAÇÃO DE JUÍZOS DE VALOR A PARTIR DA VIVÊNCIA NO AMBIENTE SOCIAL;
- AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA E USO COMPETENTE DE TAIS HABILIDADES;
- COOPERAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA EM SITUAÇÕES PARTICULARES, LOCAIS E GLOBAIS;
- COMPREENSÃO DE DEVERES E DIREITOS DE CIDADANIA.
O CURRÍCULO ESCOLAR VALORIZARÁ, AINDA, AS SEGUINTES ATIVIDADES:
- ESTUDOS DO MEIO;
- EVENTOS CÍVICOS E COMEMORATIVOS;
- VIAGENS DE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO;
- VISITAS A EXPOSIÇÕES, MOSTRAS CULTURAIS E EVENTOS.
OS ALUNOS CONTARÃO COM UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CUJA FINALIDADE É A OBTENÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO USO DO COMPUTADOR COMO INSTRUMENTO DE ESTUDO, PESQUISA E TRABALHO.
AVALIAÇÃO
AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO SERÃO, PRIMORDIALMENTE, OBSERVACIONAIS, COM ÊNFASE NA AVALIAÇÃO QUALITATIVA SOBRE A QUANTITATIVA, INDEPENDENTEMENTE DO CRITÉRIO DE ATRIBUIÇÃO DE NOTAS OU CONCEITOS.
OS PROFESSORES UTILIZARÃO FICHAS INDIVIDUAIS DE ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO DOS ALUNOS, COM OS ITENS A SEREM PREENCHIDOS E CONDIZENTES COM OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS DESENVOLVIDOS.
SÃO PAULO, 06 DE JANEIRO, 2004.
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DIRETOR
(ASSINATURA E CARIMBO)
OBS.:
- RUBRICAR TODAS AS VIAS E ASSINAR A ÚLTIMA, APONDO CARIMBO DO DIRETOR, COM O REGISTRO NO MEC;
- ENTREGAR 02 VIAS ORIGINAIS, JUNTAMENTE COM O PLANO ESCOLAR, SENDO QUE UMA SERÁ DEVOLVIDA À ESCOLA, HOMOLOGADA;