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PLANO DE GESTÃO ESCOLAR - O QUE É?
PUBLICADO POR CONTEUDOESCOLA - AUTOR EQUIPE CONTEUDOESCOLA EM 21/07/2004 ÀS 10H33
INTRODUÇÃO
O PLANO DE GESTÃO ESCOLAR (PLANO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE GESTÃO ESCOLAR) É UM INSTRUMENTO DE TRABALHO DINÂMICO E FLEXÍVEL QUE:
- OPERACIONALIZA AS MEDIDAS PREVISTAS DE FORMA GENÉRICA NO REGIMENTO;
- PROPÕE AÇÕES PARA A EXECUÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA EM UM DETERMINADO PERÍODO LETIVO;
- NORTEIA O GERENCIAMENTO DAS AÇÕES ESCOLARES.
NO PLANO DE GESTÃO A ESCOLA APRESENTA SUA PROPOSTA DE TRABALHO, RESSALTANDO SEUS PRINCIPAIS PROBLEMAS E OS OBJETIVOS A ALCANÇAR.
RELACIONA AS AÇÕES ESPECÍFICAS QUE PRETENDE DESENVOLVER, COM VISTAS A SOLUCIONAR OS PROBLEMAS OU A FORNECER OS ASPECTOS POSITIVOS QUE TEM A FAVOR.
EXPLICITA, TAMBÉM, COMO, POR QUEM E QUANDO AS AÇÕES SERÃO REALIZADAS, BEM COMO OS CRITÉRIOS PARA ACOMPANHAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO.
O PLANO DE GESTÃO DEVE CONTER, NO MÍNIMO:
1. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR, DE SUA CLIENTELA, SEUS RECURSOS FÍSICOS, MATERIAIS E HUMANOS.
2. CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE E SUA DISPONIBILIDADE DE RECURSOS.
3. OBJETIVOS DA ESCOLA - GERAIS E ESPECÍFICOS.
4. DEFINIÇÃO DE METAS (A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO) A SEREM ATINGIDAS E AÇÕES A SEREM DESENCADEADAS.
5. PLANOS DOS CURSOS MANTIDOS PELA ESCOLA.
6. COMPOSIÇÃO DOS DIFERENTES NÚCLEOS DE TRABALHO QUE COMPÕEM A ESCOLA: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO, DOCENTES, ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE APOIO.
7. PLANOS DE TRABALHO DOS DIFERENTE NÚCLEOS A ORGANIZAÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA DA ESCOLA.
8. PROJETOS CURRICULARES E ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CULTURAL.
9. PROJETOS EXTRA-CURRICULARES.
10. CRITÉRIOS DE ACOMPANHAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO TRABALHO REALIZADO PELOS DIFERENTES COMPONENTES DO PROCESSO EDUCATIVO.