PLANO DE GESTÃO ESCOLAR - O QUE É?

PUBLICADO POR CONTEUDOESCOLA - AUTOR EQUIPE CONTEUDOESCOLA EM 21/07/2004 ÀS 10H33

INTRODUÇÃO

O PLANO DE GESTÃO ESCOLAR (PLANO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE GESTÃO ESCOLAR) É UM INSTRUMENTO DE TRABALHO DINÂMICO E FLEXÍVEL QUE:

- OPERACIONALIZA AS MEDIDAS PREVISTAS DE FORMA GENÉRICA NO REGIMENTO;

- PROPÕE AÇÕES PARA A EXECUÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA EM UM DETERMINADO PERÍODO LETIVO;

- NORTEIA O GERENCIAMENTO DAS AÇÕES ESCOLARES.

NO PLANO DE GESTÃO A ESCOLA APRESENTA SUA PROPOSTA DE TRABALHO, RESSALTANDO SEUS PRINCIPAIS PROBLEMAS E OS OBJETIVOS A ALCANÇAR.

RELACIONA AS AÇÕES ESPECÍFICAS QUE PRETENDE DESENVOLVER, COM VISTAS A SOLUCIONAR OS PROBLEMAS OU A FORNECER OS ASPECTOS POSITIVOS QUE TEM A FAVOR.

EXPLICITA, TAMBÉM, COMO, POR QUEM E QUANDO AS AÇÕES SERÃO REALIZADAS, BEM COMO OS CRITÉRIOS PARA ACOMPANHAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO.

O PLANO DE GESTÃO DEVE CONTER, NO MÍNIMO:

1. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR, DE SUA CLIENTELA, SEUS RECURSOS FÍSICOS, MATERIAIS E HUMANOS.

2. CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE E SUA DISPONIBILIDADE DE RECURSOS.

3. OBJETIVOS DA ESCOLA - GERAIS E ESPECÍFICOS.

4. DEFINIÇÃO DE METAS (A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO) A SEREM ATINGIDAS E AÇÕES A SEREM DESENCADEADAS.

5. PLANOS DOS CURSOS MANTIDOS PELA ESCOLA.

6. COMPOSIÇÃO DOS DIFERENTES NÚCLEOS DE TRABALHO QUE COMPÕEM A ESCOLA: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO, DOCENTES, ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE APOIO.

7. PLANOS DE TRABALHO DOS DIFERENTE NÚCLEOS A ORGANIZAÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA DA ESCOLA.

8. PROJETOS CURRICULARES E ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CULTURAL.

9. PROJETOS EXTRA-CURRICULARES.

10. CRITÉRIOS DE ACOMPANHAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO TRABALHO REALIZADO PELOS DIFERENTES COMPONENTES DO PROCESSO EDUCATIVO.