top of page
VESTIBULAR ÚNICO: A ÚNICA SOLUÇÃO

PUBLICADO POR CONTEÚDO ESCOLA - ESCRITO POR OLÍMPIO RUDININ VISSOTO LEITE EM 23/07/2004 ÀS 18H24

OPINIÃO DO LEITOR OLÍMPIO RUDININ VISSOTO LEITE* SOBRE A SELEÇÃO PARA AS UNIVERSIDADES


O ENSINO BRASILEIRO VIVE VÁRIOS DRAMAS ESTRUTURAIS, TAIS COMO "ENSINO PROFISSIONALIZANTE", "COTAS PARA NEGROS OU POBRES", "QUALIDADE DE ENSINO NA REDE PÚBLICA", ETC.

UM DRAMA QUE QUASE NÃO É COMENTADO ATUALMENTE, POIS JÁ FOI DESGASTADO COM O TEMPO, É SOBRE OS CONTEÚDOS ESCOLARES. JÁ CHEGAMOS NO SÉCULO XXI E, EM NOSSAS SALAS DE AULA, CONTINUAM OS "PROGRAMAS" QUASE IGUAIS A UM SÉCULO ATRÁS!
ENTÃO, QUAL É A SAÍDA?

ORA, O VESTIBULAR NORTEIA O ENSINO MÉDIO, QUE, POR SUA VEZ, NORTEIA O ENSINO FUNDAMENTAL. MAS, QUE VESTIBULAR, SE SÃO REALIZADOS ANUALMENTE CENTENAS DELES.

TUDO COMEÇA COM UM ERRO, A MEU VER, DA INTERPRETAÇÃO DA "LEI" AUTONOMIA DAS UNIVERSIDADES. A AUTONOMIA DAS UNIVERSIDADES SIGNIFICA INDEPENDÊNCIA DE DECISÕES INTERNAS. AGORA, A DECISÃO DA BARREIRA DE ENTRADA, CHAMADA DE VESTIBULAR, NÃO PODE SER DE CADA UNIVERSIDADE, POIS ESSA BARREIRA ORIENTA O ENSINO BÁSICO BRASILEIRO. BASTA PENSAR UM POUCO PARA ENTENDER O DRAMA QUE OS PROFESSORES VIVEM EM SALA DE AULA, PRINCIPALMENTE NO ENSINO MÉDIO: POR QUE LECIONAR TAL ASSUNTO, EM GERAL "DECOREBA"? SÓ PORQUE "CAI" NUM VESTIBULAR. VEJA QUE NEM PODEMOS DIZER NO VESTIBULAR, POIS CADA VESTIBULAR TEM SUAS CARACTERÍSTICAS, E SÃO CENTENAS.

INFELIZMENTE, OS TECNOCRATAS DO ENSINO, VIVENDO EM SALAS LUXUOSAS EM BRASÍLIA, NÃO TÊM CORAGEM DE MEXER NAS ESTRUTURAS. FICAM APENAS APROVANDO RECEITAS PARA IMPACTOS DE CURTO PRAZO, COMO POR EXEMPLO O CASO DAS "COTAS". QUASE NADA FAZEM NO SENTIDO DE CAMINHARMOS PARA UMA EFETIVA SOLUÇÃO. SÃO DECISÕES APENAS PARA ENRIQUECER OS DISCURSOS PARA ELEIÇÕES QUE SE APROXIMAM.
ASSIM, ACHO QUE DEVEMOS MANTER ACESA A CHAMA DA DISCUSSÃO SOBRE A ESTRUTURA DO ENSINO E LUTAR PARA QUE POSSAMOS SOFRER ALGUM TIPO DE AVANÇO NOS CONTEÚDOS ESCOLARES, TANTO NOS TEMAS, COMO NA PROFUNDIDADE DELES E NA FORMA DE SEREM COBRADOS. 

* PROFESSOR DE MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES UNISANTOS E UNISANTA; DIRETOR FINANCEIRO DO COLÉGIO UNIVERSITAS (SANTOS-SP); AUTOR DE LIVROS DIDÁTICOS (ED. ÁTICA) E MESTRANDO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS.

bottom of page