NA TRILHA MALIGNA DO CRACK

PUBLICADO POR CONTEÚDO ESCOLA - ESCRITO POR ARCHIMEDES MARQUES EM 13/11/2011 ÀS 18H12

PARA PRODUZIR O CRACK, USAM-SE A BORRA DA PASTA BASE DA COCAÍNA, OU SEJA, O LIXO DA COCAÍNA QUE É DILUÍDA EM SOLVENTES E MISTURADA A OUTROS PRODUTOS QUÍMICOS. O ÁCIDO SULFÚRICO ESTÁ ENTRE ELES. OUTRA SUBSTÂNCIA COM CAPACIDADE PARECIDA DE DESTRUIÇÃO É O ÁCIDO CLORÍDRICO QUE, QUANDO INALADO, PODE CAUSAR FERIMENTOS GRAVES NA GARGANTA E NA BOCA DO USUÁRIO. TAMBÉM SÃO USADOS  BICARBONATO DE SÓDIO OU AMÔNIA, A CAL VIRGEM E A GASOLINA OU QUEROSENE QUE MANIPULADOS SE TRANSFORMAM EM UMA ESPÉCIE DE PEDRA MEIO TENRA FACILMENTE QUEBRÁVEL, DE COR BRANCA CARAMELIZADA E DE BOA COMBUSTÃO, PARA DAÍ ENTRAR NO COMÉRCIO NEGRO DO TRÁFICO DE DROGAS ILÍCITAS E PROIBIDAS.

 

O USUÁRIO AO FUMAR TODA ESSA PARAFERNÁLIA ASPIRA O VAPOR VENENOSO PARA DENTRO DE SEUS PULMÕES, ENTRANDO, EM CONSEQUÊNCIA, NA SUA CORRENTE SANGUÍNEA. COMO O CRACK É INALADO NA FORMA DE FUMAÇA E POSSUI TODA ESSA GAMA DE PRODUTOS QUÍMICOS ALTAMENTE NOCIVOS À SAÚDE DE QUALQUER SER VIVO, ELE CHEGA AO CÉREBRO MUITO MAIS RÁPIDO DO QUE A COCAÍNA OU DE QUALQUER OUTRA DROGA, CAUSANDO TAMBÉM UM MALEFÍCIO MAIS ABRANGENTE PARA O USUÁRIO QUE SEMPRE VICIA A PARTIR DO PRIMEIRO EXPERIMENTO.

 

A AÇÃO DO CRACK ATUA SOBRE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL, PROVOCANDO ACELERAÇÃO DOS BATIMENTOS CARDÍACOS, AUMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL, DILATAÇÃO DAS PUPILAS, SUOR INTENSO, TREMORES, EXCITAÇÃO. OS USUÁRIOS APRESENTAM PROBLEMAS NO SISTEMA RESPIRATÓRIO COMO CONGESTÃO NASAL, TOSSE E SÉRIOS DANOS NOS PULMÕES. A DROGA TAMBÉM PODE AFETAR O TRATO DIGESTIVO, CAUSANDO NÁUSEAS, DORES ABDOMINAIS, PERDA DE APETITE COM CONSEQUENTE EXCESSIVA ELIMINAÇÃO DE PESO E DESNUTRIÇÃO.


OS EFEITOS PSICOLÓGICOS IMEDIATOS DO CRACK SÃO A EUFORIA E A SENSAÇÃO DE PODER. COM O USO CONSTANTE DA DROGA, APARECEM CANSAÇO INTENSO, FORTE DEPRESSÃO E DESINTERESSE SEXUAL. EM GRANDE QUANTIDADE, O CRACK PODE DEIXAR A PESSOA EXTREMAMENTE AGRESSIVA, PARANOICA E FORA DA REALIDADE, COMO SE ESTIVESSE EM OUTRO MUNDO, NOUTRA VIDA. O CUIDADO PESSOAL DO USUÁRIO PASSA A NÃO MAIS EXISTIR E SUA AUTOESTIMA RASTEJA AOS MAIS BAIXOS NÍVEIS.


A DROGA DESTRÓI OS NEURÔNIOS E PROMOVE A DEGENERAÇÃO DOS MÚSCULOS DO CORPO, FENÔMENO CONHECIDO NA MEDICINA COMO RABDOMIÓLISE, CAUSANDO A APARÊNCIA ESQUELÉTICA NO INDIVÍDUO, COM OSSOS DA FACE SALIENTES, PERNAS E BRAÇOS  FINOS E COSTELAS APARENTES.

 


O USUÁRIO DO CRACK PODE TER CONVULSÃO E, COMO CONSEQUÊNCIA DESSE FATO, PODE LEVÁ-LO A UMA PARADA RESPIRATÓRIA, COMA OU PARADA CARDÍACA E ENFIM, À MORTE. ALÉM DISSO, PARA O DEBILITADO E ESQUELÉTICO SOBREVIVENTE, SEU DECLÍNIO FÍSICO É ASSOLADOR, COMO INFARTO, DANO CEREBRAL, DOENÇA HEPÁTICA E PULMONAR, HIPERTENSÃO, ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC), CÂNCER DE GARGANTA E TRAQUEIA, ALÉM DA PERDA DOS SEUS DENTES, POIS O ÁCIDO SULFÚRICO QUE FAZ PARTE DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO CRACK ASSIM TRATA DE FURAR, CORROER E DESTRUIR A SUA DENTIÇÃO.

O CRACK VAI DESTRUINDO O SEU USUÁRIO EM VIDA AO PONTO DELE PERDER O CONTATO COM O MUNDO EXTERNO, SE TORNANDO UMA ESPÉCIE DE ZUMBI, OU MORTO-VIVO, MOVIDO PELA COMPULSÃO À DROGA QUE É INTENSA E INTERMITENTE. COMO OS EFEITOS ALUCINÓGENOS TÊM CURTA DURAÇÃO, O USUÁRIO DELA FAZ USO COM MUITA FREQUÊNCIA E A SUA VIDA PASSA A SER SOMENTE EM FUNÇÃO DA DROGA.

ALÉM DOS CITADOS PROBLEMAS DE SAÚDE QUE RECAEM PARA OS USUÁRIOS DO CRACK, AS OCORRÊNCIAS NO SEU TERRENO FAMILIAR E SOCIAL SEMPRE PASSAM PARA A ÁREA CRIMINAL E VÃO CAMINHANDO RAPIDAMENTE EM LARGAS VERTENTES PARA DIAS PIORES. A VIDA VIVIDA PELOS ENVOLVIDOS COM O VÍCIO DO CRACK PARECE SEMPRE TRANSPOR OS INIMAGINÁVEIS PESADELOS, POIS DO CRACK E PELO CRACK SÃO CAPAZES DE PRATICAR QUALQUER CRIME.

NA TRILHA MALIGNA DO CRACK, O SEU USUÁRIO ENCONTRA O DESENCANTO, A DOR, A VIOLÊNCIA, O CRIME, A CADEIA, A DESGRAÇA E O CEMITÉRIO PRECOCEMENTE. O CRACK TRAZ O ÁPICE DA INSANIDADE HUMANA. ALGUNS QUE SE RECUPERARAM DO PODER ANIQUILADOR DO CRACK DISSERAM QUE DELE SENTIRAM O GOSTO DO INFERNO.

POR SUA VEZ, APESAR DE TUDO ISSO, APESAR DESSA REALIDADE BRUTAL E COM PERSPECTIVAS DE PIORAR AINDA MAIS COM A SUA CRESCENTE PROBLEMÁTICA, SENTIMOS O PODER PÚBLICO AINDA MEIO TÍMIDO, SEM VERDADEIRA VONTADE POLÍTICA PARA DEBELAR TAL SITUAÇÃO, ASSERTIVAS ESSAS COMPROVADAS PELO ANDAMENTO DE ALGUNS PROJETOS QUE JÁ SE MOSTRARAM INEFICIENTES E OUTROS QUE SE MOSTRAM APENAS PALIATIVOS EM AÇÃO.

É FÁCIL DE CONCLUIR QUE O PERFIL DA SOCIEDADE BRASILEIRA SE TRANSFORMOU E OS PROBLEMAS FAMILIARES, SOCIAIS, DA SAÚDE E DA SEGURANÇA PÚBLICA MUDARAM CONSIDERAVELMENTE PARA PIOR A PARTIR DO ADVENTO DO CRACK. DENTRO DESSE CONTEXTO TAMBÉM CRESCERAM E CONTINUAM CRESCENDO TODOS OS ÍNDICES DE CRIMES POSSÍVEIS, DESTARTE OS CRIMES DE FURTO, ROUBO, LATROCÍNIO E HOMICÍDIO.

ASSIM, POR JUSTO O POVO CLAMA POR SOLUÇÃO ADEQUADA, POR REMÉDIO CURATIVO, NÃO PALIATIVO. PROJETOS VERDADEIROS E EFETIVOS DEVEM ENTRAR EM AÇÃO COM URGÊNCIA URGENTÍSSIMA, POIS OS PROBLEMAS DEIXADOS NA MALIGNA TRILHA DO CRACK CRESCEM EM PROPORÇÕES GEOMÉTRICAS E ATINGEM EM CHEIO A NOSSA SOCIEDADE.

(DELEGADO DE POLICIA NO ESTADO DE SERGIPE. PÓS-GRADUADO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE SEGURANÇA PUBLICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ARCHIMEDES-MARQUES@BOL.COM.BR