O VINIL

PUBLICADO POR CONTEÚDO ESCOLA - ESCRITO POR LEONARDO NOBORU OGOSHI DE LIMA EM 07/01/2012 ÀS 17H57

SE O MUNDO FOSSE UMA VITROLA, O BRASIL SERIA UM SINGLE COM LADO A E LADO B. SERIA UM VINIL RISCADO, NO CASO, COM UM LADO MENOS AUDÍVEL DO QUE O OUTRO, E TERIA UMA CAPA COLORIDA E BEM-ACABADA, NA QUAL O DISCO NÃO CABERIA DIREITO. E, INTERPRETAÇÕES À PARTE, NELE UM BOM OUVINTE RECONHECERIA UMA BELA GRAVAÇÃO, QUE TERIA SOFRIDO COM O PÉSSIMO MANUSEIO DE SEUS PROPRIETÁRIOS AO LONGO DOS ANOS.

O BRASIL É, SEM DÚVIDA, UM DOS MAIS BELOS PAÍSES DO MUNDO. TEMOS FLORA E FAUNA INVEJÁVEIS, BELAS PRAIAS, PAISAGENS ÚNICAS, SOLO FÉRTIL E - COMO SE ISSO TUDO NÃO BASTASSE - INVULNERABILIDADE CONTRA QUASE TODOS OS DESASTRES NATURAIS CONHECIDOS. É QUASE UM PARAÍSO!

IRONIA OU NÃO, QUALQUER PESSOA BEM INFORMADA ENTRE OS 191 MILHÕES E POUCOS HABITANTES DA RAÇA HUMANA QUE OCUPAM ESTE PARAÍSO CORRE SÉRIO RISCO DE SE PERGUNTAR, MAIS CEDO OU MAIS TARDE, SE NASCEU NO PAÍS CERTO. O BRASIL É O ÁPICE DO TERCEIRO-MUNDISMO CONTEMPORÂNEO, UMA POTÊNCIA EM POTENCIAL COM NÚMEROS QUE SUGEREM CRESCIMENTO ECONÔMICO MAS NEGAM QUALQUER OUTRO CRESCIMENTO, A NÃO SER O DO PATRIMÔNIO DE NOSSOS LÍDERES. NA POLÍTICA, A FRASE "O PODER CORROMPE" É PRIVADA DE EXCEÇÕES; NA CULTURA, O QUE É REALMENTE BOM RAREIA E O QUE É RUIM É RUIM MESMO; NA SOCIEDADE, ESTÃO OS CULPADOS DE TUDO ISSO.

DESDE A NOSSA DEFINIÇÃO HISTÓRICA COMO "COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO" ATÉ A LÁSTIMA QUE HOJE É ASSISTIR A UM TELEJORNAL, PASSANDO POR ATOS DE LIBERDADE REGADOS A INTERESSES, MORTES MISTERIOSAS, IMPEACHMENTS ESQUECIDOS, DERROTAS NOS MAIS DIVERSOS CAMPOS E O CONFRONTO UM-É-PIOR-QUE-O-OUTRO ENTRE MILITARES E GUERRILHEIROS DURANTE A DITADURA, TUDO NA NOSSA HISTÓRIA PARECE TER DADO ERRADO. TUDO PARECE APONTAR QUE O ÚNICO CAMINHO SÃO É ATÉ O AEROPORTO INTERNACIONAL MAIS PRÓXIMO.

MAS O VINIL SEMPRE TEM UM LADO B.

E O LADO B DO BRASIL É SUA PLURALIDADE. HÁ 26 ESTADOS (25, PARA QUEM ACHA MAIS SENSATO AFIRMAR QUE O ACRE NÃO EXISTE) DISTRIBUÍDOS PELO NOSSO TERRITÓRIO, CADA UM COM UMA CULTURA RICA EM PECULIARIDADES. HÁ DESVANTAGENS, É CLARO, EM TER O QUINTO MAIOR TERRITÓRIO DO MUNDO, MAS É DESSE DADO QUE PARECE VIR O ÚNICO ARGUMENTO VÁLIDO DOS PATRIOTAS. CADA UMA DAS REGIÕES DO BRASIL É ÚNICA E NUTRE UMA CULTURA E UM FOLCLORE ABSOLUTAMENTE PARTICULARES. NÃO É À TOA QUE IR DO SUL PARA O NORTE DO BRASIL É COMO IR A UM OUTRO PAÍS; AS ARTES TÍPICAS DE TODOS OS ESPAÇOS ENTRE - DESCULPEM A CAFONICE - O OIAPOQUE E O CHUÍ SÃO DIGNAS DE ADMIRAÇÃO; A COMIDA, OS COSTUMES, AS ROUPAS, TUDO É ESPETACULAR PARA OS QUE SE ESFORÇAM EM CONHECER. E É ISSO QUE FAZ COM QUE O BRASIL NÃO SEJA UM CASO PERDIDO.

POR ISSO, VIVA O BRASIL, ESTE BELÍSSIMO PAÍS EM QUE CERTAS REGIÕES SÃO TIDAS COMO DESNECESSÁRIAS, PATRIOTAS SÃO MAL-INFORMADOS, LEITORES DE JORNAL SÃO MASOQUISTAS E A BUROCRACIA É TEMPERAMENTAL. AINDA VAMOS NOS PERGUNTAR SE NASCEMOS NO PAÍS CERTO ALGUMAS VEZES, E, A JULGAR PELO NOSSO HISTÓRICO, O QUE ESTÁ RUIM NÃO VAI MUDAR TÃO CEDO, MAS PODEMOS LEVAR TUDO NUMA BOA POR MAIS ALGUM TEMPO, PORQUE, SEGUNDO A PROPAGANDA PARTIDÁRIA, SOMOS TODOS DE CLASSE MÉDIA ALTA.

* ALUNO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESTUDA HÁ TRÊS ANOS NO COLÉGIO OBJETIVO DE SÃO PAULO E FOI DUAS VEZES VENCEDOR DO CONCURSO LITERÁRIO ANUAL DA REDE, SENDO A MAIS RECENTE DELAS COM O TEXTO ACIMA.