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COMO ELABORAR UM CURRÍCULO PARA DOCENTE.

PUBLICADO POR CONTEÚDO ESCOLA - ESCRITO POR GERSON BELUCI, RAFAEL ANNUNCIATO NETO E SALVADOR FITTIPALDI EM 09/03/2005 ÀS 10H27

O OBJETIVO DO ARTIGO É CRIAR UM REFERENCIAL DOS TÓPICOS QUE DEVEM SER CONSIDERADOS NA ELABORAÇÃO DE UM CURRÍCULO.

O RESUMO DA VIDA PROFISSIONAL DEVE APRESENTAR AS INFORMAÇÕES MAIS RECENTES EM PRIMEIRO LUGAR, CONSIDERANDO OS DADOS ACADÊMICOS EM PRIMEIRO PLANO E PROFISSIONAIS EM SEGUNDO PLANO, DESDE QUE SEJAM COMPATÍVEIS COM A DISCIPLINA A SER MINISTRADA.

COLOQUE-SE NA SITUAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO QUE RECEBE UMA GRANDE QUANTIDADE DE CURRÍCULOS.

CONSIDERE A QUANTIDADE DE PESSOAS DISPONÍVEIS NO MERCADO DE TRABALHO QUE DESEJAM DAR AULAS.

O OBJETIVO DO CURRÍCULO É GERAR A ENTREVISTA, VENDER AS QUALIFICAÇÕES ACADÊMICAS DO DOCENTE.

O RESUMO DA VIDA PROFISSIONAL DEVE APRESENTAR AS INFORMAÇÕES MAIS RECENTES EM PRIMEIRO LUGAR, CONSIDERANDO OS DADOS ACADÊMICOS EM PRIMEIRO PLANO E PROFISSIONAIS EM SEGUNDO PLANO, DESDE QUE SEJAM COMPATÍVEIS COM A DISCIPLINA A SER MINISTRADA.
 

  • EVITAR ERROS DE DIGITAÇÃO E DE PORTUGUÊS (ORTOGRAFIA, CONCORDÂNCIA E ACENTUAÇÃO);

  • NÃO SER PROLIXO, POIS QUEM ESTIVER SELECIONANDO NÃO PODE PERDER TEMPO;

  • ELIMINAR TODA REDUNDÂNCIA NA REDAÇÃO, ISTO É, UTILIZAR FRASES SIMPLES E DIRETAS;

  • OMITIR A INFORMAÇÃO QUANDO A MESMA NÃO FOR POSITIVA OU NÃO TIVER RELAÇÃO COM O CARGO DE DOCENTE;


OS ERROS MENCIONADOS ANTERIORMENTE SÃO IMPERDOÁVEIS EM UM CURRÍCULO DE PROFESSOR. 

NA COMPOSIÇÃO DO CURRÍCULO, DEVERÁ CONSTAR: 

DADOS PESSOAIS: NOME, ENDEREÇO COMPLETO, TELEFONE DE CONTATO, ESTADO CIVIL, NACIONALIDADE E IDADE. 

OBJETIVO: CARGO DE PROFESSOR 
ESPECIFICAR O NÍVEL DE ENSINO: PÓS-GRADUAÇÃO, GRADUAÇÃO, ENSINO MÉDIO, TÉCNICO OU FUNDAMENTAL E QUAIS AS DISCIPLINAS ESTÁ APTO A LECIONAR.

IMPORTANTE: EXISTEM CURRÍCULOS DE COMPANHEIROS NOS QUAIS É NECESSÁRIO "ADVINHAR" OU LER ATÉ O FINAL PARA ENTÃO TENTAR DESCOBRIR QUAL DISCIPLINA O PROFESSOR DESEJA LECIONAR.

FORMAÇÃO ACADÊMICA: CURSO E NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, DEFINIR SE ESTÁ CURSANDO PÓS-GRADUAÇÃO, COLOCAR PERÍODO QUE ESTÁ CURSANDO, PREVISÃO DE CONCLUSÃO DO MESTRADO OU DOUTORADO. 

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES DESCREVER E QUANTIFICAR AS REALIZAÇÕES PROFISSIONAIS. SUGERIMOS PRIORIZAR OS DADOS DE PRODUÇÃO ACADÊMICA (TESE, DISSERTAÇÃO), PESQUISAS REALIZADAS, PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA (ARTIGOS, TEXTOS EM JORNAL OU REVISTA, LIVROS PUBLICADOS OU NO PRELO), PRÊMIOS E TÍTULOS RECEBIDOS, PRODUÇÃO TÉCNICA (SOFTWARE, PRODUTOS, PRODUÇÃO ARTÍSTICA, PRODUÇÃO CULTURAL), PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS, SIMPÓSIOS, BANCA EXAMINADORA OU ORIENTADOR DE TRABALHOS ACADÊMICOS.

IDIOMAS: LÍNGUA, NÍVEL E TEMPO DE DOMÍNIO, NOME DA ESCOLA. NESTA OPORTUNIDADE PODEM SER SALIENTADAS AS VIAGENS AO EXTERIOR PARA PARTICIPAÇÃO DE CONGRESSOS, SIMPÓSIOS, SEMINÁRIOS CIENTÍFICOS. 

CURSOS EXTRACURRICULARES: É NESTE TÓPICO QUE O PROFESSOR TRANSMITE SEU GRAU DE ATUALIZAÇÃO E O INVESTIMENTO PESSOAL EM SUA CARREIRA. AS UNIVERSIDADES, CENTROS UNIVERSITÁRIOS E FACULDADES PROCURAM PROFISSIONAIS QUE CONTINUAMENTE ESTÃO EM DESENVOLVIMENTO. 
 

  • NOME DO CURSO

  • INSTITUIÇÃO

  • PERÍODO

  • CARGA HORÁRIA


SUGERIMOS TAMBÉM APRESENTAR CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO, PALESTRAS CONGRESSOS E SEMINÁRIOS. 

NOTA: FAZER EM TÓPICOS MENCIONANDO A QUALIDADE DA PARTICIPAÇÃO, SE MINISTROU OU SE FOI OUVINTE. 

HISTÓRICO PROFISSIONAL: DEVERÃO SER RELACIONADOS OS MAIS IMPORTANTES OU OS TRÊS ÚLTIMOS EMPREGOS. DEVE-SE MENCIONAR EM PRIMEIRO LUGAR O ÚLTIMO EMPREGO OU O ATUAL E EM SEGUIDA OS DEMAIS. EVIDENTEMENTE, O DESTAQUE DEVE SER O ACADÊMICO, MESMO POR QUE O CURRÍCULO É DE PROFESSOR. 

RECOMENDAMOS CITAR AQUELES EMPREGOS CUJOS CARGOS ESTÃO RELACIONADOS COM A DISCIPLINA A SER MINISTRADA. 

DEVERÁ CONSTAR TAMBÉM O CARGO INICIAL E ÚLTIMO, POIS COM ISSO É POSSÍVEL ACOMPANHAR A ASCENSÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. 

PRETENSÃO SALARIAL: SÓ COLOQUE A PRETENSÃO SALARIAL SE FOR SOLICITADO NO ANÚNCIO. EM MUITOS CASOS, A DECISÃO PODE SER EM FUNÇÃO DO DESAFIO, DAS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO OU ATÉ MESMO PELOS BENEFÍCIOS. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A QUALIDADE DA IMPRESSÃO E DO PAPEL SÃO PONTOS IMPORTANTÍSSIMOS NA VENDA DA PRIMEIRA IMAGEM, POIS REVELA A APRESENTAÇÃO. O TIPO DE PAPEL DEVE SER O MELHOR POSSÍVEL, E DEVE SER COMPATÍVEL COM O TIPO DE IMPRESSÃO. É ACONSELHÁVEL ENVIAR SOMENTE ORIGINAL. PORÉM, SE NÃO FOR POSSÍVEL, VOCÊ DEVERÁ TOMAR ALGUNS CUIDADOS BÁSICOS COM RELAÇÃO À CÓPIA. DEVERÁ ESTAR BEM LEGÍVEL, NUNCA COM LETRAS APAGADAS OU MESMO CLARAS DEMAIS, O QUE DIFICULTA A LEITURA. A DIAGRAMAÇÃO DEVE SER AGRADÁVEL E COM EQUILÍBRIO NO TAMANHO DAS LETRAS E NO NEGRITO. DEVE-SE APROVEITAR A DIAGRAMAÇÃO NA HORIZONTAL, CONSIDERANDO:
 

  • MARGEM PARA ARQUIVAMENTO;

  • COMUNICAÇÃO VISUAL (SEM EXCESSOS);

  • TAMANHO DA LETRA (UTILIZAR DOIS TIPOS DE LETRAS);

  • NEGRITO (SOMENTE NOS DADOS MUITO IMPORTANTE);

  • CAIXA ALTA – MAIÚSCULAS (SOMENTE NOS TÓPICOS).


A EXPERIÊNCIA NOS ENSINA QUE SOMENTE O DOCENTE DEVE FAZER SUA OPÇÃO DE ESCOLHA DA DISCIPLINA, POIS O PROFISSIONAL DO ENSINO SE IMPÕE PELO CONHECIMENTO. 

* GERSON BELUCI – ENGENHEIRO, ADMINISTRADOR, PÓS-GRADUADO, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E CONSULTOR DE GESTÃO.

*RAFAEL ANNUNCIATO NETO – PEDAGOGO, MESTRANDO, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E CONSULTOR DE RECURSOS HUMANOS.

*SALVADOR FITTIPALDI – ADMINISTRADOR, MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E COORDENADOR NA USJT.

FORMAÇÃO DE MELHORES LÍDERES POR MEIO DE ATRIBUTOS.

PUBLICADO POR CONTEÚDOESCOLA - ESCRITO POR LAILA ANINGER EM 17/10/2004 ÀS 20H00

HOJE VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE DINÂMICA E EVOLUÍDA, ONDE MUDANÇAS ACONTECEM COM UM PISCAR DE OLHOS. POR ISSO HÁ NECESSIDADE DE CADA VEZ MAIS BUSCARMOS A AFETIVIDADE. CADA VEZ MAIS VALORIZARMOS O INDIVÍDUO. DESENVOLVER SERES HUMANOS EM SUA INTEGRIDADE. HOJE, APENAS O DIPLOMA NÃO É SUFICIENTE. O QUE FUNCIONA É A IDÉIA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA, ONDE O INDIVÍDUO PODE ESTAR EM CONSTANTE CRESCIMENTO PESSOAL, PROFISSIONAL E SOCIAL.

 

HOJE VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE DINÂMICA E EVOLUÍDA, ONDE MUDANÇAS ACONTECEM COM UM PISCAR DE OLHOS. POR ISSO HÁ NECESSIDADE DE CADA VEZ MAIS BUSCARMOS A AFETIVIDADE. CADA VEZ MAIS VALORIZARMOS O INDIVÍDUO. DESENVOLVER SERES HUMANOS EM SUA INTEGRIDADE. HOJE, APENAS O DIPLOMA NÃO É SUFICIENTE. O QUE FUNCIONA É A IDÉIA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA, ONDE O INDIVÍDUO PODE ESTAR EM CONSTANTE CRESCIMENTO PESSOAL, PROFISSIONAL E SOCIAL.

LÍDERES EFICAZES ESTÃO EMPENHADOS NO DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DE OUTROS LÍDERES. E É RESPONSABILIDADE SUPREMA DOS LÍDERES FORMAREM LÍDERES. O QUE EXPONHO AQUI É A NECESSIDADE DE UM PROJETO PARA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS DENTRO DAS ESCOLAS, DA EDUCAÇÃO BÁSICA AOS CURSOS DO ENSINO SUPERIOR.

A TENDÊNCIA DA ÚLTIMA DÉCADA PARA AQUELES QUE PRETENDIAM DESENVOLVER MELHORES LÍDERES CONSISTIA EM IDENTIFICAR E APRIMORAR OS ATRIBUTOS DE LIDERANÇA, OU SEJA, AS QUALIDADES INTERNAS OU PESSOAIS QUE CONSTITUEM A LIDERANÇA EFICAZ. SOB UMA GRANDE QUANTIDADE DE ATRIBUTOS DA LIDERANÇA, ENQUADRA-SE UMA VASTA GAMA DE TERMOS, ÀS VEZES CONFUSOS E GERALMENTE SOBREPOSTOS, COMO HÁBITOS, TRAÇOS, COMPETÊNCIAS, COMPORTAMENTOS, ESTILOS, MOTIVOS, VALORES, HABILIDADES, CARÁTER. ESSES CONCEITOS, CHAMADOS EM CONJUNTO DE "ATRIBUTOS DE LIDERANÇA", SE CLASSIFICAM EM TRÊS GRANDES CATEGORIAS AMPLAS: COMO OS LÍDERES SÃO (VALORES, MOTIVOS, TRAÇOS PESSOAIS, CARÁTER); O QUE OS LÍDERES SABEM (HABILIDADES, CAPACIDADES); E O QUE OS LÍDERES FAZEM (COMPORTAMENTOS, HÁBITOS, ESTILOS, COMPETÊNCIAS).

MAS A LIDERANÇA EFICAZ EXIGE A CONEXÃO DOS ATRIBUTOS COM OS RESULTADOS. BOA PARTE DOS TRABALHOS RECENTES SOBRE LIDERANÇA EFICAZ NEGLIGENCIA OS RESULTADOS EM FAVOR DOS ATRIBUTOS. É NECESSÁRIO ENCONTRAR O EQUILÍBRIO ENTRE OS DOIS FATORES. OS ATRIBUTOS SEM RESULTADOS PRODUZEM LÍDERES COM TALENTO E BOM CARÁTER, MAS INCAPAZES DE ATINGIR METAS. OS RESULTADOS SEM ATRIBUTOS GERAM APENAS RESULTADOS INSUSTENTÁVEIS E DE CURTO PRAZO.

AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS EM TODOS OS NÍVEIS, DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO SUPERIOR, PRECISAM DESEMPENHAR UM PAPEL RESPONSÁVEL NA CRIAÇÃO DE FUTUROS LÍDERES.
A MAIORIA DAS ESCOLAS HOJE, PASSA A MAIOR PARTE DO TEMPO TRANSMITINDO CONHECIMENTOS, INTEGRANDO OS ALUNOS ÀS NORMAS DA SOCIEDADE MAIS AMPLA E DESENVOLVENDO HABILIDADES FUNDAMENTAIS DE ANÁLISE E COMUNICAÇÃO. TUDO ISSO É IMPORTANTE PARA OS LÍDERES, MAS NÃO BASTA. SE QUISEREM FORMAR LÍDERES, É NECESSÁRIO APONTAR NOVAS DIREÇÕES. EM VEZ DE REALIZAR EXPERIÊNCIAS OU ANALISAR PROBLEMAS ATRAVÉS DE SOLUÇÕES CONHECIDAS, OS ALUNOS PRECISAM APRENDER A CRIAR SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS, ALÉM DE CONCEITUAR E SOLUCIONAR NOVOS PROBLEMAS.

AS ESCOLAS MUITAS VEZES FICAM PRESAS AO PASSADO. SEM DÚVIDA, OS ALUNOS PRECISAM SABER COMO E POR QUE A SOCIEDADE ATUAL E SUAS INSTITUIÇÕES EVOLUÍRAM, MAS PARA SEREM VERDADEIRAMENTE LÍDERES, ELES PRECISAM APRENDER A PENSAR NO FUTURO DE FORMA SISTEMÁTICA E ESTRATÉGICA. PARA TODO LIVRO DE HISTÓRIA QUE PRECISAREM LER, ELES DEVEM SER DESAFIADOS A ESCREVER UMA SITUAÇÃO FUTURA EM ÁREAS COMO ECONOMIA, ECOLOGIA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS E VALORES SOCIAIS E ÉTICOS.

TODA ESCOLA DEVE INCENTIVAR OS ALUNOS A VIVEREM EXPERIÊNCIAS DE LIDERANÇA: SEJA COMO CAPITÃO DE UMA EQUIPE ESPORTIVA, OU PRESIDINDO UM CLUBE UNIVERSITÁRIO, OU COMO LÍDER DE TURMA, OU CRIANDO UM GRUPO DE INTERESSE ESPECIAL OU LIDERANDO QUAISQUER DAS CENTENAS DE ATIVIDADES EXISTENTES EM TODA ESCOLA, DE JOGOS E JORNAIS A FESTAS E CAMPANHAS.

AS ESCOLAS DEVEM INCLUIR A PRÓPRIA LIDERANÇA COMO OBJETO DE ESTUDO. OS ALUNOS PODERIAM ESTUDAR A VIDA DE GRANDES LÍDERES; ANALISAR IMPORTANTES DECISÕES DE LIDERANÇA E SUAS CONSEQÜÊNCIAS; ENTREVISTAR LÍDERES LOCAIS E CONVIDÁ-LOS A IREM À ESCOLA PARTICIPAR DE DISCUSSÕES SOBRE OS DESAFIOS E AS OPORTUNIDADES POR ELES ENFRENTADOS; FAZER UM PARALELO ENTRE PONTOS EM COMUM E PONTOS DIVERGENTES PERCEBIDOS EM CADA UM DOS LÍDERES ENTREVISTADOS. SERIA TAMBÉM DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE SE CONHECESSE A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA LIDERANÇA, AS ESTRATÉGIAS DE LIDERANÇA E A ÉTICA DA LIDERANÇA.

É CLARO QUE AS ESCOLAS DEVEM TAMBÉM ENSINAR COMO AS EMPRESAS FUNCIONAM. COMO A MAIOR PARTE DO TRABALHO MODERNO – E TODA LIDERANÇA – ESTÁ DENTRO DAS EMPRESAS, É IMPORTANTE QUE OS FUTUROS LÍDERES COMPREENDAM AS CULTURAS, AS ESTRUTURAS E OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: COMO AS EMPRESAS COMEÇARAM, COMO CRESCERAM E PORQUE DECAEM; COMO SÃO TOMADAS AS DECISÕES; E COMO SÃO EMPREGADAS AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO. OS ALUNOS PRECISAM TAMBÉM ADQUIRIR HABILIDADES ORGANIZACIONAIS COMO TRABALHO EM EQUIPE, NEGOCIAÇÃO, EMPRESARIADO E FORMAÇÃO DE REDE, E APRENDER A COOPERAR EM AMBIENTES MULTICULTURAIS. É NECESSÁRIO ENCORAJÁ-LOS NAS PRÁTICAS E COMPORTAMENTOS DE LIDERANÇA:

PRÁTICAS E COMPORTAMENTOS DE LIDERANÇA
(PROFS. EUGÊNIO DO CARVALHAL E GERALDO FERREIRA)
 

DESAFIAR O PROCESSO

  • BUSCANDO OPORTUNIDADES

  • EXPERIMENTANDO E ARRISCANDO

INSPIRAR UMA VISÃO COMPARTILHADA

  • TENDO UMA VISÃO VOLTADA PARA O FUTURO

  • CONQUISTANDO O APOIO DOS OUTROS

CAPACITAR OS OUTROS A AGIR

  • ESTIMULANDO A COLABORAÇÃO

  • FORTALECENDO O PESSOAL

MODELAR O CAMINHO PELO EXEMPLO

  • DANDO O EXEMPLO

  • PLANEJANDO PEQUENAS VITÓRIAS

ENCORAJAR AS EMOÇÕES

  • RECONHECENDO AS CONTRIBUIÇÕES

  • COMEMORANDO AS CONQUISTAS



ATUAR DE FORMA EFICAZ EM RELAÇÃO À LIDERANÇA EXIGE FORMAÇÃO ESPECÍFICA E, SENDO UMA DAS FUNÇÕES DO LÍDER FORMAR OUTROS LÍDERES É IMPRESCINDÍVEL AS ESCOLAS PREPAREM SEUS ALUNOS PARA COMPORTAMENTOS DE LIDERANÇA ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE ATRIBUTOS.

LAILA ANINGER É PEDAGOGA EMPRESARIAL E MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL PELA FGV. PÓS-GRADUADA EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR E PLANEJAMENTO E GESTÃO. CONSULTORA E DIRETORA DA A & B CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO E DO SITE WWW.VAGANAESCOLA.COM.BR .CONSULTORA DO PROJETO LINHA DIRETA EM EDUCAÇÃO E GESTÃO DE DESEMPENHO. E-MAIL: LAILA.ANINGER@TASKMAIL.COM.BR

REFERÊNCIAS

CARVALHAL, EUGENIO DO & FERREIRA, GERALDO. CICLO DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES. RIO DE JANEIRO, EDITORA FGV, 3ª ED, 2000.

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