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COMO ELABORAR UM CURRÍCULO PARA DOCENTE.
PUBLICADO POR CONTEÚDO ESCOLA - ESCRITO POR GERSON BELUCI, RAFAEL ANNUNCIATO NETO E SALVADOR FITTIPALDI EM 09/03/2005 ÀS 10H27
O OBJETIVO DO ARTIGO É CRIAR UM REFERENCIAL DOS TÓPICOS QUE DEVEM SER CONSIDERADOS NA ELABORAÇÃO DE UM CURRÍCULO.
O RESUMO DA VIDA PROFISSIONAL DEVE APRESENTAR AS INFORMAÇÕES MAIS RECENTES EM PRIMEIRO LUGAR, CONSIDERANDO OS DADOS ACADÊMICOS EM PRIMEIRO PLANO E PROFISSIONAIS EM SEGUNDO PLANO, DESDE QUE SEJAM COMPATÍVEIS COM A DISCIPLINA A SER MINISTRADA.
COLOQUE-SE NA SITUAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO QUE RECEBE UMA GRANDE QUANTIDADE DE CURRÍCULOS.
CONSIDERE A QUANTIDADE DE PESSOAS DISPONÍVEIS NO MERCADO DE TRABALHO QUE DESEJAM DAR AULAS.
O OBJETIVO DO CURRÍCULO É GERAR A ENTREVISTA, VENDER AS QUALIFICAÇÕES ACADÊMICAS DO DOCENTE.
O RESUMO DA VIDA PROFISSIONAL DEVE APRESENTAR AS INFORMAÇÕES MAIS RECENTES EM PRIMEIRO LUGAR, CONSIDERANDO OS DADOS ACADÊMICOS EM PRIMEIRO PLANO E PROFISSIONAIS EM SEGUNDO PLANO, DESDE QUE SEJAM COMPATÍVEIS COM A DISCIPLINA A SER MINISTRADA.
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EVITAR ERROS DE DIGITAÇÃO E DE PORTUGUÊS (ORTOGRAFIA, CONCORDÂNCIA E ACENTUAÇÃO);
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NÃO SER PROLIXO, POIS QUEM ESTIVER SELECIONANDO NÃO PODE PERDER TEMPO;
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ELIMINAR TODA REDUNDÂNCIA NA REDAÇÃO, ISTO É, UTILIZAR FRASES SIMPLES E DIRETAS;
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OMITIR A INFORMAÇÃO QUANDO A MESMA NÃO FOR POSITIVA OU NÃO TIVER RELAÇÃO COM O CARGO DE DOCENTE;
OS ERROS MENCIONADOS ANTERIORMENTE SÃO IMPERDOÁVEIS EM UM CURRÍCULO DE PROFESSOR.
NA COMPOSIÇÃO DO CURRÍCULO, DEVERÁ CONSTAR:
DADOS PESSOAIS: NOME, ENDEREÇO COMPLETO, TELEFONE DE CONTATO, ESTADO CIVIL, NACIONALIDADE E IDADE.
OBJETIVO: CARGO DE PROFESSOR
ESPECIFICAR O NÍVEL DE ENSINO: PÓS-GRADUAÇÃO, GRADUAÇÃO, ENSINO MÉDIO, TÉCNICO OU FUNDAMENTAL E QUAIS AS DISCIPLINAS ESTÁ APTO A LECIONAR.
IMPORTANTE: EXISTEM CURRÍCULOS DE COMPANHEIROS NOS QUAIS É NECESSÁRIO "ADVINHAR" OU LER ATÉ O FINAL PARA ENTÃO TENTAR DESCOBRIR QUAL DISCIPLINA O PROFESSOR DESEJA LECIONAR.
FORMAÇÃO ACADÊMICA: CURSO E NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, DEFINIR SE ESTÁ CURSANDO PÓS-GRADUAÇÃO, COLOCAR PERÍODO QUE ESTÁ CURSANDO, PREVISÃO DE CONCLUSÃO DO MESTRADO OU DOUTORADO.
RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES DESCREVER E QUANTIFICAR AS REALIZAÇÕES PROFISSIONAIS. SUGERIMOS PRIORIZAR OS DADOS DE PRODUÇÃO ACADÊMICA (TESE, DISSERTAÇÃO), PESQUISAS REALIZADAS, PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA (ARTIGOS, TEXTOS EM JORNAL OU REVISTA, LIVROS PUBLICADOS OU NO PRELO), PRÊMIOS E TÍTULOS RECEBIDOS, PRODUÇÃO TÉCNICA (SOFTWARE, PRODUTOS, PRODUÇÃO ARTÍSTICA, PRODUÇÃO CULTURAL), PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS, SIMPÓSIOS, BANCA EXAMINADORA OU ORIENTADOR DE TRABALHOS ACADÊMICOS.
IDIOMAS: LÍNGUA, NÍVEL E TEMPO DE DOMÍNIO, NOME DA ESCOLA. NESTA OPORTUNIDADE PODEM SER SALIENTADAS AS VIAGENS AO EXTERIOR PARA PARTICIPAÇÃO DE CONGRESSOS, SIMPÓSIOS, SEMINÁRIOS CIENTÍFICOS.
CURSOS EXTRACURRICULARES: É NESTE TÓPICO QUE O PROFESSOR TRANSMITE SEU GRAU DE ATUALIZAÇÃO E O INVESTIMENTO PESSOAL EM SUA CARREIRA. AS UNIVERSIDADES, CENTROS UNIVERSITÁRIOS E FACULDADES PROCURAM PROFISSIONAIS QUE CONTINUAMENTE ESTÃO EM DESENVOLVIMENTO.
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NOME DO CURSO
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INSTITUIÇÃO
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PERÍODO
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CARGA HORÁRIA
SUGERIMOS TAMBÉM APRESENTAR CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO, PALESTRAS CONGRESSOS E SEMINÁRIOS.
NOTA: FAZER EM TÓPICOS MENCIONANDO A QUALIDADE DA PARTICIPAÇÃO, SE MINISTROU OU SE FOI OUVINTE.
HISTÓRICO PROFISSIONAL: DEVERÃO SER RELACIONADOS OS MAIS IMPORTANTES OU OS TRÊS ÚLTIMOS EMPREGOS. DEVE-SE MENCIONAR EM PRIMEIRO LUGAR O ÚLTIMO EMPREGO OU O ATUAL E EM SEGUIDA OS DEMAIS. EVIDENTEMENTE, O DESTAQUE DEVE SER O ACADÊMICO, MESMO POR QUE O CURRÍCULO É DE PROFESSOR.
RECOMENDAMOS CITAR AQUELES EMPREGOS CUJOS CARGOS ESTÃO RELACIONADOS COM A DISCIPLINA A SER MINISTRADA.
DEVERÁ CONSTAR TAMBÉM O CARGO INICIAL E ÚLTIMO, POIS COM ISSO É POSSÍVEL ACOMPANHAR A ASCENSÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.
PRETENSÃO SALARIAL: SÓ COLOQUE A PRETENSÃO SALARIAL SE FOR SOLICITADO NO ANÚNCIO. EM MUITOS CASOS, A DECISÃO PODE SER EM FUNÇÃO DO DESAFIO, DAS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO OU ATÉ MESMO PELOS BENEFÍCIOS.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A QUALIDADE DA IMPRESSÃO E DO PAPEL SÃO PONTOS IMPORTANTÍSSIMOS NA VENDA DA PRIMEIRA IMAGEM, POIS REVELA A APRESENTAÇÃO. O TIPO DE PAPEL DEVE SER O MELHOR POSSÍVEL, E DEVE SER COMPATÍVEL COM O TIPO DE IMPRESSÃO. É ACONSELHÁVEL ENVIAR SOMENTE ORIGINAL. PORÉM, SE NÃO FOR POSSÍVEL, VOCÊ DEVERÁ TOMAR ALGUNS CUIDADOS BÁSICOS COM RELAÇÃO À CÓPIA. DEVERÁ ESTAR BEM LEGÍVEL, NUNCA COM LETRAS APAGADAS OU MESMO CLARAS DEMAIS, O QUE DIFICULTA A LEITURA. A DIAGRAMAÇÃO DEVE SER AGRADÁVEL E COM EQUILÍBRIO NO TAMANHO DAS LETRAS E NO NEGRITO. DEVE-SE APROVEITAR A DIAGRAMAÇÃO NA HORIZONTAL, CONSIDERANDO:
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MARGEM PARA ARQUIVAMENTO;
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COMUNICAÇÃO VISUAL (SEM EXCESSOS);
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TAMANHO DA LETRA (UTILIZAR DOIS TIPOS DE LETRAS);
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NEGRITO (SOMENTE NOS DADOS MUITO IMPORTANTE);
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CAIXA ALTA – MAIÚSCULAS (SOMENTE NOS TÓPICOS).
A EXPERIÊNCIA NOS ENSINA QUE SOMENTE O DOCENTE DEVE FAZER SUA OPÇÃO DE ESCOLHA DA DISCIPLINA, POIS O PROFISSIONAL DO ENSINO SE IMPÕE PELO CONHECIMENTO.
* GERSON BELUCI – ENGENHEIRO, ADMINISTRADOR, PÓS-GRADUADO, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E CONSULTOR DE GESTÃO.
*RAFAEL ANNUNCIATO NETO – PEDAGOGO, MESTRANDO, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E CONSULTOR DE RECURSOS HUMANOS.
*SALVADOR FITTIPALDI – ADMINISTRADOR, MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E COORDENADOR NA USJT.
O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
PUBLICADO POR CONTEÚDOESCOLA - ESCRITO POR MARA MUSA SOARES SILVEIRA EM 17/10/2004 ÀS 19H56
EM DECORRÊNCIA DOS AVANÇOS DAS PESQUISAS NEUROLÓGICAS E ESTUDOS REALIZADOS POR NEUROCIENTISTAS, É CURIOSO CONHECER O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO E SUA PLASTICIDADE, QUE, MESMO SOFRENDO TRAUMATISMOS, TEM CONDIÇÕES DE RECONSTITUIR-SE NA BUSCA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HUMANO.
EM DECORRÊNCIA DOS AVANÇOS DAS PESQUISAS NEUROLÓGICAS E ESTUDOS REALIZADOS POR NEUROCIENTISTAS, É CURIOSO CONHECER O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO E SUA PLASTICIDADE, QUE, MESMO SOFRENDO TRAUMATISMOS, TEM CONDIÇÕES DE RECONSTITUIR-SE NA BUSCA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HUMANO.
AFIRMAM OS PESQUISADORES QUE O CÉREBRO É UMA ENTIDADE MATERIAL LOCALIZADA DENTRO DO CRÂNIO, QUE PODE SER VISUALIZADO, TOCADO E MANIPULADO. E AINDA QUE É COMPOSTO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS, ENZIMAS E HORMÔNIOS, PODENDO SEREM MEDIDOS E ANALISADOS. SEU FUNCIONAMENTO DEPENDE DE NEURÔNIOS, OS QUAIS CONSOMEM OXIGÊNIO, TROCANDO SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS ATRAVÉS DE SUAS MEMBRANAS. PESQUISAS RECENTES MOSTRAM QUE O CRESCIMENTO DE NOVOS NEURÔNIOS, OU SEJA, "NEUROGÊNESE", TAMBÉM ACONTECE NO HIPOCAMPO, UMA REGIÃO DO CÉREBRO FORTEMENTE LIGADA À MEMÓRIA E A APRENDIZAGEM HUMANA. SEGUNDO A DRA. HENRIETTE VAN PRAAG, DO INSTITUTO SALK (SAN DIEGO, CALIFÓRNIA, ESTADOS UNIDOS), OS AMBIENTES ENRIQUECIDOS E ESTIMULADOS COM RECURSOS MATERIAIS, PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E UMA BOA NUTRIÇÃO INFLUENCIARAM NO DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA E NA APRENDIZAGEM. PESQUISAS MÉDICAS ATESTAM QUE O DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO OCORRE MAIS RÁPIDO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA DA CRIANÇA. O DESENVOLVIMENTO SADIO DO CÉREBRO ATUA DIRETAMENTE SOBRE A CAPACIDADE COGNITIVA. QUANDO ATIVADO PARA FUNÇÕES COMO A LINGUAGEM, A MATEMÁTICA, A ARTE, MÚSICA OU ATIVIDADE FÍSICA QUE FACILITAM PARA QUE AS CRIANÇAS DESENVOLVAM SEU POTENCIAL E SEJAM FUTUROS ADULTOS INTELIGENTES, CONFIANTES E ARTICULADOS.
EXPERIÊNCIAS REALIZADAS COM RATOS PELA DRA. MARIAN DIAMOND, NEUROANOTOMISTA AMERICANA, DEMONSTRAM QUE OS ANIMAIS CRIADOS EM GAIOLAS CHEIAS DE BRINQUEDOS TAIS COMO BOLAS, RODAS, ESCADAS, RAMPAS, ENTRE OUTROS, DESENVOLVERAM UM CÓRTEX CEREBRAL COM UM MAIOR NÚMERO DE CÉLULAS NERVOSAS. EMBORA AINDA NÃO EXISTAM EVIDENCIAS DIRETAS, COMO OS EXPERIMENTOS REALIZADOS COM RATOS, PRESUME-SE QUE O MESMO ACONTECE COM OS SERES HUMANOS.
DE ACORDO COM AS PESQUISAS REALIZADAS, AFIRMA-SE QUE O CÉREBRO DIVIDE-SE EM DOIS HEMISFÉRIOS E QUE O TEMPERAMENTO DE CADA PESSOA TEM RELAÇÃO DIRETA COM A UTILIZAÇÃO DESSES HEMISFÉRIOS. AS PESSOAS QUE APRESENTAM O LADO ESQUERDO MAIS DESENVOLVIDO SÃO TENDENTES A USAREM DE FORMA ADEQUADA A LÓGICA, A MATEMÁTICA POSSUINDO HABILIDADES PARA PLANEJAR E ORGANIZAR SUAS AÇÕES. JÁ QUE É O LADO MAIS INTUITIVO DO HOMEM. POR ISSO SÃO INTROSPECTIVAS, AMOROSAS, DELICADAS E MAIS RACIONAIS.
O LADO DIREITO DO CÉREBRO É RESPONSÁVEL PELA IMAGINAÇÃO CRIATIVA, A SERENIDADE, A CAPACIDADE DE SÍNTESE, A FACILIDADE DE MEMORIZAR. AS PESSOAS QUE UTILIZAM MAIS ESSE LADO DO CÉREBRO POSSUEM HABILIDADES PARA ANALISAR ESQUEMAS E TÉCNICAS EM ORATÓRIAS.
PARA QUE A MEMÓRIA FUNCIONE ADEQUADAMENTE NO PROCESSO DE INFORMAÇÃO, SE FAZ NECESSÁRIA A BUSCA DA INTEGRAÇÃO ENTRE OS DOIS HEMISFÉRIOS, EQUILIBRANDO O USO DE NOSSAS POTENCIALIDADES. COMO SE PROCESSAM MUITAS INFORMAÇÕES DIÁRIAS, O CÉREBRO ACABA SELETIVO, GUARDANDO APENAS INFORMAÇÕES QUE O IMPRESSIONEM, DESENVOLVENDO A CAPACIDADE PARA FIXAÇÃO DOS FATOS.
MANTER ATIVADA A ATENÇÃO É DE SUMA IMPORTÂNCIA, VISTO QUE, NORMALMENTE, O SER HUMANO DISTRAI-SE COM FACILIDADE.
ALGUNS PESQUISADORES SUGEREM QUE SE RECORRA À MÚSICA, POIS O USO DE UMA MÚSICA APROPRIADA DIMINUI O RITMO CEREBRAL, CONTRIBUINDO PARA HAVER UMA EQUILIBRAÇÃO NO USO DOS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS. ENFATIZAM AINDA QUE A MÚSICA BARROCA, ESPECIALMENTE O MOVIMENTO "LARGO" PROPICIAM UM BOM APRENDIZADO.
DIANTE DOS ESTUDOS REALIZADOS PELOS PESQUISADORES CONCLUI-SE QUE SE TORNA NECESSÁRIO ESTIMULAR AS ÁREAS DO CÉREBRO OBJETIVANDO AUXILIAR OS NEURÔNIOS A DESENVOLVEREM NOVAS CONEXÕES; EDUCAR AS CRIANÇAS DESDE A MAIS TENRA IDADE EM UM AMBIENTE ENRIQUECEDOR, ESTIMULANDO A LINGUAGEM FALADA, CANTADA, ESCRITA CRIANDO UM CLIMA ESTRUTURADO COM AFETIVIDADE DIVERSIFICANDO POSITIVAMENTE AS SENSAÇÕES, COM A PRESENÇA DE COR, DE MÚSICA, DE INTERAÇÕES SOCIAIS, E DE JOGOS VISANDO O DESENVOLVIMENTO DE SUAS CAPACIDADES COGNITIVAS E MEMÓRIAS FUTURAS, FAVORECENDO ASSIM O SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
NESSE SENTIDO OBSERVA-SE QUE DEVIDO ÀS INÚMERAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS SOBRE O CÉREBRO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, SE VERIFICA QUE CADA INDIVÍDUO POSSUI DIFERENTES POTENCIAIS DE INTELIGÊNCIA. E QUE ELA NÃO É FIXA, JÁ QUE TODO SER HUMANO POSSUI HABILIDADE PARA EXPANDIR E AUMENTAR SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM. SEGUNDO ROGERS, O ALUNO DEVE TER DESEJO DE APRENDER E O PROFESSOR, COMO O FACILITADOR DO APRENDIZ, DEVERÁ SER O MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM. APRECIANDO, ESCUTANDO E RESPEITANDO O ESTUDANTE, CRIANDO UM ESTABELECIMENTO DE VÍNCULO POSITIVO CONFIANDO NA CAPACIDADE DE CRESCER E APRENDER DO ALUNO.
POR FIM, A ESCOLA TEM UM IMPORTANTE DESAFIO, QUE É O DE APROVEITAR O POTENCIAL DE INTELIGÊNCIA DE SEUS ALUNOS PARA CONQUISTA DO SUCESSO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. OS PROFESSORES SÃO OS PRINCIPAIS AGENTES, POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INTERESSE PARA A REALIDADE DO ENSINO E APRENDIZAGEM. QUANDO COMPREENDEM QUE APRENDIZAGEM ENVOLVE CÉREBRO, CORPO E SENTIMENTOS, ADOTAM UMA AÇÃO MAIS COMPETENTE, LEVANDO EM CONTA A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. JÁ QUE, SEGUNDO ERIC JENSEN, SOMOS MAIS SERES EMOCIONAIS DO QUE SERES COGNITIVOS.
MARA MUSA SOARES SILVEIRA É GRADUADA EM FILOSOFIA COM ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL. E-MAIL: MSOARESSILVEIRA@HOTMAIL.COM
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GOLEMAN, DANIEL. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. EDITORA OBJETIVA, RIO DE JANEIRO, 1998.
MORGAN, CLIFFORD T. & DEESE, JAMES. COMO ESTUDAR. 3ª ED. RIO DE JANEIRO: FREITAS BASTOS.
ARANHA, MARIA LÚCIA ARRUDA. TEMAS DE FILOSOFIA. EDITORA MODERNA, SÃO PAULO, 1992.
PIAGET, JEAN. O NASCIMENTO DA INTELIGÊNCIA NA CRIANÇA. EDITORA ZOHAR, RIO DE JANEIRO, 1970.
ESLINGER, PAUL. J. DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO E APRENDIZADO.CONTATO@CENTRODEAPRENDIZAGEM.COM.BR
GONÇALVES, BERENICE. M. CONCEITOS BÁSICOS SOBRE O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.
SEUS SETE CENTROS DE INTELIGÊNCIA E, TALVEZ UM OITAVO, IN DRYDEN, GORDON; VOS, JEANNET. REVOLUCIONANDO O APRENDIZADO, SÃO PAULO, MAKRON BOOKS, 1996.
RAMOS, COSETE. ARTIGO: APRENDIZAGEM BASEADA NO CÉREBRO.
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SILVA, HELENA CARDOSO; RENATO M. E. SALDATINI.
NEUROLOGIA E APRENDIZAGEM.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA. WWW.ABPP.COM.BR