11 5668-9909
ENSINO COM PESQUISA (ENSINAR/APRENDER FAZENDO)
PESQUISAR É UM PROCESSO QUE OBJETIVA ENTRAR EM CONTATO COM REALIDADES DESCONHECIDAS OU POUCO CONHECIDAS, REVELANDO SUAS CARACTERÍSTICAS E PECULIARIDADES, OBSERVANDO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS E COM UMA METODOLOGIA DE TRABALHO.
A ATIVIDADE DE PESQUISA ESTÁ LIGADA A VÁRIAS INSTÂNCIAS, DESDE O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CONHECIMENTOS, PASSANDO PELA PESQUISA DIAGNÓSTICA NOS MAIS DIVERSOS CAMPOS - SAÚDE, POR EXEMPLO - ATÉ O ABASTECIMENTO DE DADOS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS À ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO.
PLANEJAR CORRESPONDE A UM CONJUNTO DE AÇÕES ARTICULADAS E NÃO-ALEATÓRIAS, VISANDO A CONSECUÇÃO DE UM OU MAIS OBJETIVOS PRÉ-DETERMINADOS. PLANEJA-SE A ECONOMIA, PLANEJA-SE A EDUCAÇÃO E, EM TERMOS PESSOAIS, PLANEJA-SE O ORÇAMENTO DOMÉSTICO, A AQUISIÇÃO DE BENS E ATÉ O NASCIMENTO DE FILHOS.
TODOS - PESSOAS E INSTITUIÇÕES - PODEM VIVER E DAR CONSECUÇÃO A SUAS ATIVIDADES, SEM PLANEJAMENTO; TODAVIA, QUANDO HÁ PLANEJAMENTO, OS RISCOS SÃO MENORES E O PRODUTO DO TRABALHO É SUBSTANCIALMENTE MELHOR.
PLANEJAR E PESQUISAR SÃO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A CONSECUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DA GESTÃO DE BENS E SERVIÇOS.
O ATO DE PESQUISAR SE CONFUNDE COM AS AÇÕES VISANDO CONHECER O MUNDO, POIS PESQUISAR É ESPECULAR, BUSCAR, INQUIRIR, QUESTIONAR E, FINALMENTE, CONHECER.
NA ESCOLA DE HOJE UTILIZA-SE A PESQUISA COMO FORMA DE ENTRAR EM CONTATO COM O AINDA NÃO-CONHECIDO, ESTABELECER RELAÇÕES COM O CONHECIMENTO PRÉ-EXISTENTE E FAZER A INCORPORAÇÃO DO NOVO. A ESSE PROCESSO PODE-SE DENOMINAR, EM TERMOS ESPECÍFICOS, COMO BUSCA DO CONHECIMENTO E, EM TERMOS AMPLOS, COMO O PROCESSO EDUCATIVO.
ATRAVÉS DE PROJETOS DE PESQUISA, ELABORAM-SE CAMINHOS ADEQUADOS A ESSA BUSCA DO CONHECIMENTO.
PARTINDO DE UM TEMA BÁSICO (UM DOS TEMAS TRANSVERSAIS PREVISTOS NOS PCNS, POR EXEMPLO), PODE-SE ELABORAR UM PROJETO DE TRABALHO EM PESQUISA QUE ENVOLVA AS DISCIPLINAS CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL OU DO ENSINO MÉDIO.
OS PROJETOS DE PESQUISA OPERACIONALIZAM OS CONTEÚDOS CURRICULARES DE MANEIRA INTEGRADA, SISTÊMICA, PROPORCIONANDO, COMO RESULTADO, UMA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR E UMA VISÃO DE MUNDO INTEGRADA E NÃO MAIS FRAGMENTADA COMO OCORRE NO ENSINO TRADICIONAL.
DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS, POIS OS MESMOS APRENDEM FAZENDO, PARTICIPANDO DE TODAS AS FASES DO PROJETO - DESDE A ESCOLHA DO TEMA ATÉ A AVALIAÇÃO E APRESENTAÇÃO FINAL - RESOLVENDO UM DOS MAIORES PROBLEMAS EM SALA DE AULA DOS DIAS DE HOJE - GARANTIR A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS E SUA ATENÇÃO PARA O APRENDIZADO.
NESTE LOCAL, FUTURAMENTE, PODERÃO SER ENCONTRADOS MODELOS DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESCOLAS, ABORDANDO AS MAIS VARIADAS ÁREAS DE CONHECIMENTO E DE CONTEÚDOS CURRICULARES.VOCÊ PODE COLABORAR CONOSCO ENVIANDO OS PROJETOS QUE DERAM CERTO EM SUA DISCIPLINA OU EM SUA ESCOLA. TEREMOS PRAZER EM INCLUÍ-LOS EM NOSSA LISTAGEM, ASSIM COMO SEU NOME E O DA ESCOLA ONDE FORAM EXPERENCIADOS.