COMO ELABORAR UM CURRÍCULO PARA DOCENTE.

PUBLICADO POR CONTEÚDO ESCOLA - ESCRITO POR GERSON BELUCI, RAFAEL ANNUNCIATO NETO E SALVADOR FITTIPALDI EM 09/03/2005 ÀS 10H27

O OBJETIVO DO ARTIGO É CRIAR UM REFERENCIAL DOS TÓPICOS QUE DEVEM SER CONSIDERADOS NA ELABORAÇÃO DE UM CURRÍCULO.

O RESUMO DA VIDA PROFISSIONAL DEVE APRESENTAR AS INFORMAÇÕES MAIS RECENTES EM PRIMEIRO LUGAR, CONSIDERANDO OS DADOS ACADÊMICOS EM PRIMEIRO PLANO E PROFISSIONAIS EM SEGUNDO PLANO, DESDE QUE SEJAM COMPATÍVEIS COM A DISCIPLINA A SER MINISTRADA.

COLOQUE-SE NA SITUAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO QUE RECEBE UMA GRANDE QUANTIDADE DE CURRÍCULOS.

CONSIDERE A QUANTIDADE DE PESSOAS DISPONÍVEIS NO MERCADO DE TRABALHO QUE DESEJAM DAR AULAS.

O OBJETIVO DO CURRÍCULO É GERAR A ENTREVISTA, VENDER AS QUALIFICAÇÕES ACADÊMICAS DO DOCENTE.

O RESUMO DA VIDA PROFISSIONAL DEVE APRESENTAR AS INFORMAÇÕES MAIS RECENTES EM PRIMEIRO LUGAR, CONSIDERANDO OS DADOS ACADÊMICOS EM PRIMEIRO PLANO E PROFISSIONAIS EM SEGUNDO PLANO, DESDE QUE SEJAM COMPATÍVEIS COM A DISCIPLINA A SER MINISTRADA.
 

  • EVITAR ERROS DE DIGITAÇÃO E DE PORTUGUÊS (ORTOGRAFIA, CONCORDÂNCIA E ACENTUAÇÃO);

  • NÃO SER PROLIXO, POIS QUEM ESTIVER SELECIONANDO NÃO PODE PERDER TEMPO;

  • ELIMINAR TODA REDUNDÂNCIA NA REDAÇÃO, ISTO É, UTILIZAR FRASES SIMPLES E DIRETAS;

  • OMITIR A INFORMAÇÃO QUANDO A MESMA NÃO FOR POSITIVA OU NÃO TIVER RELAÇÃO COM O CARGO DE DOCENTE;


OS ERROS MENCIONADOS ANTERIORMENTE SÃO IMPERDOÁVEIS EM UM CURRÍCULO DE PROFESSOR. 

NA COMPOSIÇÃO DO CURRÍCULO, DEVERÁ CONSTAR: 

DADOS PESSOAIS: NOME, ENDEREÇO COMPLETO, TELEFONE DE CONTATO, ESTADO CIVIL, NACIONALIDADE E IDADE. 

OBJETIVO: CARGO DE PROFESSOR 
ESPECIFICAR O NÍVEL DE ENSINO: PÓS-GRADUAÇÃO, GRADUAÇÃO, ENSINO MÉDIO, TÉCNICO OU FUNDAMENTAL E QUAIS AS DISCIPLINAS ESTÁ APTO A LECIONAR.

IMPORTANTE: EXISTEM CURRÍCULOS DE COMPANHEIROS NOS QUAIS É NECESSÁRIO "ADVINHAR" OU LER ATÉ O FINAL PARA ENTÃO TENTAR DESCOBRIR QUAL DISCIPLINA O PROFESSOR DESEJA LECIONAR.

FORMAÇÃO ACADÊMICA: CURSO E NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, DEFINIR SE ESTÁ CURSANDO PÓS-GRADUAÇÃO, COLOCAR PERÍODO QUE ESTÁ CURSANDO, PREVISÃO DE CONCLUSÃO DO MESTRADO OU DOUTORADO. 

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES DESCREVER E QUANTIFICAR AS REALIZAÇÕES PROFISSIONAIS. SUGERIMOS PRIORIZAR OS DADOS DE PRODUÇÃO ACADÊMICA (TESE, DISSERTAÇÃO), PESQUISAS REALIZADAS, PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA (ARTIGOS, TEXTOS EM JORNAL OU REVISTA, LIVROS PUBLICADOS OU NO PRELO), PRÊMIOS E TÍTULOS RECEBIDOS, PRODUÇÃO TÉCNICA (SOFTWARE, PRODUTOS, PRODUÇÃO ARTÍSTICA, PRODUÇÃO CULTURAL), PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS, SIMPÓSIOS, BANCA EXAMINADORA OU ORIENTADOR DE TRABALHOS ACADÊMICOS.

IDIOMAS: LÍNGUA, NÍVEL E TEMPO DE DOMÍNIO, NOME DA ESCOLA. NESTA OPORTUNIDADE PODEM SER SALIENTADAS AS VIAGENS AO EXTERIOR PARA PARTICIPAÇÃO DE CONGRESSOS, SIMPÓSIOS, SEMINÁRIOS CIENTÍFICOS. 

CURSOS EXTRACURRICULARES: É NESTE TÓPICO QUE O PROFESSOR TRANSMITE SEU GRAU DE ATUALIZAÇÃO E O INVESTIMENTO PESSOAL EM SUA CARREIRA. AS UNIVERSIDADES, CENTROS UNIVERSITÁRIOS E FACULDADES PROCURAM PROFISSIONAIS QUE CONTINUAMENTE ESTÃO EM DESENVOLVIMENTO. 
 

  • NOME DO CURSO

  • INSTITUIÇÃO

  • PERÍODO

  • CARGA HORÁRIA


SUGERIMOS TAMBÉM APRESENTAR CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO, PALESTRAS CONGRESSOS E SEMINÁRIOS. 

NOTA: FAZER EM TÓPICOS MENCIONANDO A QUALIDADE DA PARTICIPAÇÃO, SE MINISTROU OU SE FOI OUVINTE. 

HISTÓRICO PROFISSIONAL: DEVERÃO SER RELACIONADOS OS MAIS IMPORTANTES OU OS TRÊS ÚLTIMOS EMPREGOS. DEVE-SE MENCIONAR EM PRIMEIRO LUGAR O ÚLTIMO EMPREGO OU O ATUAL E EM SEGUIDA OS DEMAIS. EVIDENTEMENTE, O DESTAQUE DEVE SER O ACADÊMICO, MESMO POR QUE O CURRÍCULO É DE PROFESSOR. 

RECOMENDAMOS CITAR AQUELES EMPREGOS CUJOS CARGOS ESTÃO RELACIONADOS COM A DISCIPLINA A SER MINISTRADA. 

DEVERÁ CONSTAR TAMBÉM O CARGO INICIAL E ÚLTIMO, POIS COM ISSO É POSSÍVEL ACOMPANHAR A ASCENSÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. 

PRETENSÃO SALARIAL: SÓ COLOQUE A PRETENSÃO SALARIAL SE FOR SOLICITADO NO ANÚNCIO. EM MUITOS CASOS, A DECISÃO PODE SER EM FUNÇÃO DO DESAFIO, DAS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO OU ATÉ MESMO PELOS BENEFÍCIOS. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A QUALIDADE DA IMPRESSÃO E DO PAPEL SÃO PONTOS IMPORTANTÍSSIMOS NA VENDA DA PRIMEIRA IMAGEM, POIS REVELA A APRESENTAÇÃO. O TIPO DE PAPEL DEVE SER O MELHOR POSSÍVEL, E DEVE SER COMPATÍVEL COM O TIPO DE IMPRESSÃO. É ACONSELHÁVEL ENVIAR SOMENTE ORIGINAL. PORÉM, SE NÃO FOR POSSÍVEL, VOCÊ DEVERÁ TOMAR ALGUNS CUIDADOS BÁSICOS COM RELAÇÃO À CÓPIA. DEVERÁ ESTAR BEM LEGÍVEL, NUNCA COM LETRAS APAGADAS OU MESMO CLARAS DEMAIS, O QUE DIFICULTA A LEITURA. A DIAGRAMAÇÃO DEVE SER AGRADÁVEL E COM EQUILÍBRIO NO TAMANHO DAS LETRAS E NO NEGRITO. DEVE-SE APROVEITAR A DIAGRAMAÇÃO NA HORIZONTAL, CONSIDERANDO:
 

  • MARGEM PARA ARQUIVAMENTO;

  • COMUNICAÇÃO VISUAL (SEM EXCESSOS);

  • TAMANHO DA LETRA (UTILIZAR DOIS TIPOS DE LETRAS);

  • NEGRITO (SOMENTE NOS DADOS MUITO IMPORTANTE);

  • CAIXA ALTA – MAIÚSCULAS (SOMENTE NOS TÓPICOS).


A EXPERIÊNCIA NOS ENSINA QUE SOMENTE O DOCENTE DEVE FAZER SUA OPÇÃO DE ESCOLHA DA DISCIPLINA, POIS O PROFISSIONAL DO ENSINO SE IMPÕE PELO CONHECIMENTO. 

* GERSON BELUCI – ENGENHEIRO, ADMINISTRADOR, PÓS-GRADUADO, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E CONSULTOR DE GESTÃO.

*RAFAEL ANNUNCIATO NETO – PEDAGOGO, MESTRANDO, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E CONSULTOR DE RECURSOS HUMANOS.

*SALVADOR FITTIPALDI – ADMINISTRADOR, MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E COORDENADOR NA USJT.

COSTUMES E MODA AO LONGO DA HISTÓRIA

PUBLICADO POR CONTEÚDOESCOLA - ESCRITO POR LYSA POLIMENI EM 01/05/2004 ÀS 10H07

MODA – E COSTUME - EXISTEM DESDE O TEMPO DAS CAVERNAS, QUANDO OS GRUPAMENTOS HUMANOS ERAM DIFERENCIADOS NÃO SÓ PELA APARÊNCIA FÍSICA MAS TAMBÉM PELO QUE RECOBRIA SEUS CORPOS.


MODA – E COSTUME - EXISTEM DESDE O TEMPO DAS CAVERNAS, QUANDO OS GRUPAMENTOS HUMANOS ERAM DIFERENCIADOS NÃO SÓ PELA APARÊNCIA FÍSICA MAS TAMBÉM PELO QUE RECOBRIA SEUS CORPOS.

COM A CIVILIZAÇÃO, HOMENS E MULHERES PASSARAM A DECIDIR SOBRE O QUE LHES ERA MAIS ADEQUADO VESTIR; DE ACORDO COM SUA "TRIBO" E CONDIÇÃO SOCIAL, CABIA DETERMINADA VESTIMENTA, REQUINTADA OU SIMPLÓRIA.

A EVOLUÇÃO DOS COSTUMES – E DA MODA – SOFREU COM A CIRCULARIDADE QUE AS CARACTERIZA NO MOVIMENTO HISTÓRICO DO OCIDENTE: DO "LIBERTINISMO" PAGÃO DA CULTURA CLÁSSICA, PASSANDO PELAS CRISES DE PUDOR DO CRISTIANISMO RECENTE, PELAS CRISES DE PUDOR DO CRISTIANISMO TARDIO E CHEGANDO AO SÉCULO XIX NO AUGE DA REPRESSÃO: A PALAVRA DE ORDEM É ESCONDER O CORPO, PRINCIPALMENTE O FEMININO (RAZÃO DO PECADO E DA PERDIÇÃO DA HUMANIDADE, COM AINDA PENSA O CATOLICISMO).

A CIVILIZAÇÃO PURITANA ESCONDEU TUDO, MENOS A NATUREZA HUMANA: E AS PRIMEIRAS CRISES HISTÉRICAS, FEMININAS, TORNARAM-SE FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA UMA NOVA FORMA DE VER (E LER) O MUNDO: A PSICANÁLISE.

DE MÃOS DADAS COM ELA (A PSICANÁLISE) SURGIU A INTERPRETAÇÃO MATERIALISTA-DIALÉTICA DA HISTÓRIA, SEM DÚVIDA ATRELADA AO COMPONENTE INFRA-ESTRUTURAL – O ECONÔMICO - DANDO PASSAGEM AO CAPITALISMO, A KARL MARX E AO MARXISMO.

A INDUSTRIALIZAÇÃO, POR SUA VEZ, TRESPASSOU O SÉCULO XX E MUDOU NOVAMENTE A MANEIRA DE PENSAR DAS PESSOAS; AS PICUINHAS E ENTREVEROS REGIONAIS DO FIM DO SÉCULO XIX DESEMBOCARAM NUM GRANDE CONFLITO: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. DEPOIS DELA E EM RELAÇÃO AOS HÁBITOS ANTIGOS, A MODA ENLOUQUECEU: OS CABELOS FORAM TOSADOS "À LA GARÇONNE", AS SAIAS SUBIRAM, AS CINTURAS DESCERAM, SURGIU O MUNDO DAS "MELINDROSAS", CARACTERÍSTICA DOS ANOS VINTE.


A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL OBRIGOU AS MULHERES A SAÍREM DE CASA E TRABALHAR EM FÁBRICAS, TUDO PELO ESFORÇO DE GUERRA: OS HOMENS NA FRENTE DE BATALHA E AS MULHERES NA PRODUÇÃO DE ARMAMENTOS, MUNIÇÕES, ROUPAS E ALIMENTOS.

CORTARAM OS CABELOS (O QUE TORNOU O CUIDADO MAIS PRÁTICO), GANHARAM EM AGILIDADE E COMPETÊNCIA.

TERMINADA A GUERRA, AS MULHERES NÃO VOLTARAM PARA CASA: TOMARAM GOSTO PELA EMPRESA E PELO TRABALHO FORA DO LAR. MUDOU RADICALMENTE O COMPORTAMENTO DA MULHER: AO INVÉS DE "AVANÇOS" OCASIONAIS, COMO CABELOS CURTÍSSIMOS, SAIAS CURTAS E PITEIRAS, ELA SE DISTANCIOU DA FEMINILIDADE: ADERIU AOS TAILLEURS (CONJUNTO DE PALETÓ E SAIA, COM BLUSA POR BAIXO, ÀS VEZES GRAVATA) COM OMBREIRAS, FORTALECENDO O PORTE E "VIRILIZANDO" A FIGURA. SAPATOS TIPO ANABELA, PRÁTICOS E CONFORTÁVEIS SUBSTITUÍRAM OS SALTOS FINOS DE BIBELÔ (BONITOS DE SE VER, PERIGOSOS PARA ANDAR), AMPLIANDO A AUTONOMIA FEMININA (PODIAM CORRER, PISAR DURO, TUDO O QUE É IMPOSSÍVEL FAZER DE SALTO ALTO).

O ÍCONE DE BELEZA FEMININA DOS ANOS 30/40 – MARLENE DIETRICH, O "ANJO AZUL" – COMEÇOU A PERDER TERRENO, TROCADA POR UM MODELO MAIS SIMPLES...E EFICIENTE: A "MULHER MODERNA".

MAS OS MILHÕES DE AMANTES PLATÔNICOS DE BELEZAS "À LA GILDA" – RITA HAYWORTH – TROUXERAM DE VOLTA AO TRONO, NOS ANOS 50, (A MODA É EFÊMERA E CIRCULAR) A MULHER "VIOLÃO" (CURVAS, CURVAS...), TENDO A ITALIANA GINA LOLOBRIGIDA COMO EXPOENTE.

RESSURGIU O MODELO "HOMEM MACHÃO CASADO COM MULHER FEMININA E SUBMISSA", ESPERANDO O MARIDO EM CASA, NO FINAL DO EXPEDIENTE, VESTIDA COM ROBE DE NYLON SEMI-TRANSPARENTE E UM DRY MARTINI (EXTRA-SECO, CLARO!!); ALGO ASSIM COMO UMA DORIS DAY...

OS VESTIDOS "TOMARA-QUE-CAIA" DE BARBATANAS REALÇANDO O BUSTO COM CINTA PARA DIMINUIR A CINTURA (DE VESPA), ESCANCARAVAM UMA SENSUALIDADE DE MULHERES QUE SONHAVAM COM O CASAMENTO PERFEITO.
JÁ NOS ANOS 60, CANSADAS DE SORRIR, FAZER DRY MARTINIS, ANUNCIAR GELADEIRAS NA TELEVISÃO - E SOFRENDO A CONCORRÊNCIA (DESLEAL) DAS SECRETÁRIAS SIMPÁTICAS , SOLTEIRAS E COCOTAS QUE QUASE SEMPRE SE TORNARAM AMANTES DE SEUS MARIDOS - AS MULHERES QUEIMARAM SOUTIENS EM PRAÇA PÚBLICA E METERAM – LITERALMENTE - OS PEITOS NA LUTA POR SEUS DIREITOS, FAZENDO DESABROCHAR O MOVIMENTO FEMINISTA: DIREITOS PELA IGUALDADE NOS POSTOS DE TRABALHO, NOS SALÁRIOS, NAS ATITUDES, DIVISÃO DE TAREFAS E DESPESAS DA CASA.

AS SAIAS FICARAM MINIS, AS ROUPAS HETEROGÊNEAS COMO CAMISETAS, BATAS E CALÇAS JEANS QUE TROUXERAM A LIBERDADE SEXUAL E A POPULARIZAÇÃO DE PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS.

HOMENS DE CABELOS COMPRIDOS ORNAMENTADOS POR FLORES "À LA HAIR" PASSEAVAM PELOS ANOS 70 - HIPPIES - DE COMPORTAMENTO PECULIAR, REVERENCIANDO GEIA, A MÃE-NATUREZA, DEFENDENDO UM ESTILO DE VIDA DESPOJADO E SIMPLES.

DAÍ PARA O SURGIMENTO DOS MOVIMENTOS ECOLÓGICOS FOI UM PASSO.

HOJE, A DIVERSIFICAÇÃO TOMOU CONTA DO MUNDO, DAS PESSOAS E DA MODA. PRATICAMENTE VALE TUDO; SAIAS, CALÇAS, BERMUDAS, CALCINHAS E CALÇOLAS; EM QUALQUER HORÁRIO, EM QUALQUER COMPRIMENTO, TECIDO, COR E PADRÃO.

AS PESSOAS ESTÃO MAIS LIVRES, NÃO RESPIRAM O AR PESADO DA MODA ESCRAVA, RESTOU A TENDÊNCIA, MANEIRA COM A QUAL OS "ANTENADOS" GOSTAM DE SE VESTIR ANTES QUE A MODA SE DISSIPE COM PEQUENAS ADAPTAÇÕES PARA QUE TODOS POSSAM COMPREENDE-LA.

O MUNDO DESCOBRIU O HOLISMO (A RE-INTEGRAÇÃO), A FÍSICA QUÂNTICA E É ULTRA "CHIC" FALAR EM "MUDANÇA DE PARADIGMA"; O FENG SHUI DITA A DECORAÇÃO DAS CASAS - SEMPRE EM BUSCA DA HARMONIA E SERENIDADE.

A ARTE, MAIS DO QUE NUNCA, FAZ PARTE DESSAS MUDANÇAS: O CINEMA, A PINTURA, AS ARTES PLÁSTICAS, LITERATURA, CADA EXPRESSÃO COM SUA MANEIRA SINGULAR DE ENXERGAR O COTIDIANO, O GLAMUROSO, AS DIFERENÇAS, O EXATO MOMENTO DA ESTÓRIA QUE ESTAMOS VIVENDO, COM TODA LIBERDADE QUE OS TEMPOS DE HOJE NOS PERMITE.

0-0-0

PEQUENO GLOSSÁRIO PARA ENTENDER OS PRECIOSISMOS DO TEXTO:

- MARXISMO, MARX – DOUTRINA POLÍTICO-FILOSÓFICA BASEADA NO MATERIALISMO DIALÉTICO E QUE DENUNCIA A EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR PELO CAPITALISMO, PROPONDO UMA NOVA ESTRUTURA SOCIAL, BASEADA NA DITADURA DO PROLETARIADO. SEU AUTOR, KARL MARX, É UMA DAS MAIORES PERSONALIDADES DO MUNDO OCIDENTAL DE TODOS OS TEMPOS.

- "À LA GARÇONNE" – CORTE DE CABELO CURTÍSSIMO – DO TIPO "JOÃOZINHO".

- MELINDROSA – NOME PELO QUAL ERAM CHAMADAS, NOS ANOS 20, AS MOÇAS QUE ADERIRAM À MODA DE CABELOS CURTÍSSIMOS E SAIAS IDEM.

- "TAILLEUR" – COSTUME FEMININO, CORRESPONDENTE AO TERNO MASCULINO; ERA COMPOSTO DE SAIA JUSTA, PALETÓ CURTO E BLUSA; SENDO SIMPLES E GERALMENTE DE COR ESCURA, ERA A ROUPA IDEAL PARA O DIA-A-DIA DA MULHER QUE TRABALHA.

- SALTO "ANABELA" – SALDO BAIXO, INTEIRIÇO, DEIXANDO A PARTE POSTERIOR DO PÉ UM POUCO MAIS ALTA QUE A PARTE DIANTEIRA; COMUM HOJE EM DIAS, EM TÊNIS.

- MARLENE DIETRICH – CORISTA, CANTORA E ARTISTA DE CINEMA DOS ANOS 20 EM DIANTE; FIGURA MARCANTE, FOI O MUSA DOS JOVENS SOLDADOS ALEMÃES DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (CANTAVA A MÚSICA LILLY MARLENE) E INSPIRADORA DA MODA DOS ANOS 30/40. SEU FILME MAIS FAMOSO – O ANJO AZUL, TORNOU-SE SUA MARCA REGISTRADA.

- "LILLY MARLENE" – MÚSICA ALEMÃ CANTADA POR MARLENE DIETRICH E QUE SE TRANSFORMOU NO SÍMBOLO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARA OS SOLDADOS ALEMÃES – AO EVOCAR, TRISTEMENTE, A SAUDADE DE CASA.

- "GILDA" – A MULHER FATAL DO CINEMA AMERICANO DOS ANOS QUARENTA; O PAPEL FOI FEITO POR RITA HAYWORTH, LOIRA DE CABELOS COMPRIDOS E SELVAGEMENTE CACHEADOS.

- RITA HAYWORTH – UMA DAS MULHERES MAIS LINDAS DO CINEMA NORTE-AMERICANO, ESTRELA DOS ANOS 40/50.

- GINA LOLOBRIGIDA – ARTISTA ITALIANA DE MUITO SUCESSO NOS ANOS 50/60, MARCADA POR UMA SILHUETA DO TIPO "VIOLÃO", COM SEIOS FARTOS E TRASEIRO MAIS FARTO AINDA. POVOOU OS SONHOS MASTURBATÓRIOS DE GRANDE PARTE DOS JOVENS E ADOLESCENTES DOS ANOS 50/60. É, HOJE, UMA SEPTUAGERÁRIA RICA E BEM-HUMORADA QUE MORA NA FRANÇA, SUA PÁTRIA DE ADOÇÃO.
- "DRY-MARTINI" – DRINQUE MUITO APRECIADO ENTRE OS NORTE-AMERICANOS E FEITO COM VERMUTE BRANCO SECO, GIM, GELO E AZEITONA VERDE ESPETADA NUM PALITO;
DEVE SER SERVIDO EM TAÇA ABERTA (PARECIDA COM AS ANTIGAS TAÇAS DE CHAMPANHE); QUANTO MAIS GIM NA RECEITA, MAIS SECO É O DRY MARTINI.

- ROBE – (OU "PEIGNOIR", PARA AS CINQUENTONAS) UM ROUPÃO METIDO A BESTA (DO FRANCÊS, "ROBE DE CHAMBRE").

- "FENG SHUI" – ESTILO DE PROCEDER QUE PROMOVE A HARMONIZAÇÃO DOS AMBIENTES ATRAVÉS DO ARRANJO DE MOBILIÁRIO E UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS COM SUAS CORRES DETERMINADAS EM POSIÇÕES PREVIAMENTE ESTUDADAS.

- DORIS DAY – ATRIZ DO CINEMA AMERICANO (TAMBÉM CANTAVA) FAMOSA NOS ANOS 50/70, SUCESSO DE COMÉDIAS "ÁGUA-COM-AÇUCAR". SEMPRE FOIA CERTINHA EM TUDO: NO SEXO, NAS AMIZADES, NA FAMÍLIA, ETC.

- COCOTAS – UM TIPO DE MELINDROSA (DA GÍRIA FRANCESA "COCOTTE").

- "SOUTIEN" – QUEM NÃO SABE O QUE É UM SUTIÃ? DO PRIMEIRO, A GENTE NUNCA ESQUECE....

- "HAIR" – PEÇA NORTE-AMERICANA DO FINAL DOS ANOS 60, ONDE TODOS OS ATORES (MUITOS) PERMANECIAM NUS NA PLATÉIA DURANTE QUASE TODO O TEMPO. SUCESSO NA ÉPOCA, EM QUE A LIBERAÇÃO SEXUAL AINDA ENGATINHAVA.

- CALÇOLA – O MESMO QUE CALCINHA, SÓ QUE MAIORES E MAIS ENGRAÇADAS.

- HOLISMO – FORMA DE OLHAR O MUNDO – E AS COISAS – DE MODO INTEGRADO, EM CONTRAPOSIÇÃO AO MODELO CARTESIANO CLÁSSICO, CARACTERIZADO PELA FRAGMENTAÇÃO E DIVISÃO DA REALIDADE.

- "CHIC" – "CHIC", É CHIQUE (ELEGANTE, "DA HORA").

- "MUDANÇA DE PARADIGMA" – MUDANÇA DO MODELO CIVILIZATÓRIO, TERMO MUITO EM MODA, HOJE, PARA CARACTERIZAR QUALQUER MUDANÇA, INCLUSIVE A PRECONIZADA POR THOMAS KUHN, FILÓSOFO DA CIÊNCIA E INTRODUTOR DO TERMO.

- GLAMUROSO – SEDUTOR; O QUE TEM "GLAMOUR" (EM FRANCÊS, SEDUÇÃO).

- ANTENADOS - PESSOAS LIGADAS NAS TENDÊNCIAS E COSTUMES DO MOMENTO.